Urbanismo Caminhável faz reunião e anuncia novas datas no Centro

Publicada em 07/05/2015 às 16:09

Uma reunião na manhã desta sexta-feira (8) apresenta aos interessados o novo projeto Urbanismo Caminhável, que vai realizar seu projeto-piloto nos próximos três meses no centro histórico da cidade. E o projeto já traz novidades, como o chamamento para interessados em realizar oficinas relacionadas ao tema de valorização dos pedestres e também seu lançamento oficial na próxima semana com a presença na Sexta no Centro, no dia 15, e também na manhã de sábado (16).

LEIA TAMBÉM
Encontro rural do Plano Diretor aponta chance de ‘virada’
Conselho da Cidade une Plano Diretor e incentivo econômico
Setor imobiliário pede novas regras para crescimento urbano
Sexta no Centro está de volta com Big Chico e Trio em Transe no dia 15

Projeção computadorizada do "laboratório" no Largo da Matriz

Projeção computadorizada do “laboratório” no Largo da Matriz

“O conceito de urbanismo caminhável será trabalhado no Centro, mas com a visão de ser estendido para os bairros. Ele coincide também com reivindicações ouvidas de moradores ao longo de oficinas do Plano Diretor sobre a importância dos lugares terem serviços acessíveis a pé”, afirma a secretária do Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

A reunião desta sexta-feira está marcada das 10h às 12h, no auditório da Associação dos Engenheiros, na avenida Nove de Julho, 409, Jardim Brasil. Estarão presentes técnicos da Prefeitura de Jundiaí, coordenados pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e também do Instituto Mobilidade Verde, que vai atuar em conjunto com a Zoom Urbanismo e Escritório Thaísa Froes.

Na ocasião, Lincoln também vai apresentar a abertura para ONGs, coletivos, entidades e movimentos relacionados com a questão da mobilidade e sustentabilidade, que inscreveram oficinas para serem relacionadas com moradores da cidade ao longo do prazo do projeto.

Ele explica que três trajetos foram selecionados e estão sendo ranqueiados através da metodologia “walkability, walkscore e levantamentos técnicos de mobilidade e acessibilidade” com medições que geram base para um “Indice de caminhabilidade (IC)”. Portanto, cada trajeto terá um IC avaliado e o objetivo das oficinas é melhorar os IC’s de cada trajeto.

Por exemplo, o trajeto 1 tem IC 20, trajeto 2 tem IC 30 e Trajeto 3 tem IC 10 e o objetivo é chegar pelo menos ao IC 50. Isso significa testar algumas intervenções urbanas como arborização, mobiliário urbano, alargamento de calçadas e sinalizar, criar dinâmica cultural e artística e incentivar a cultura de cidadania e direito a cidade através de aulas públicas.

“Estas intervenções serão medidas e faremos contagem de pedestres antes e pós intervenção. O resultado será a criação de manuais que permitirão a cidade testar e prototipar ações em diversos pontos da cidade. O objetivo é tornar a cidade mais caminhável”, resume.

Laboratório
Todas as atividades serão coordenadas pelo chamado Laboratório de Prototipagem, um container-oficina que vai ser instalado no Largo da Matriz, no Centro, e inaugurado com atividades no dia 15 (junto à Sexta no Centro) e no dia 16 de maio.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/07/urbanismo-caminhavel-faz-reuniao-e-anuncia-novas-datas-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original