Agricultores destacam apoio inédito da Prefeitura de Jundiaí
Publicada em 11/05/2015 às 17:48A criação do Programa Municipal de Subsídio ao Seguro Agrícola, que teve solenidade de entrega a 147 produtores de uva no sábado (9), é destacada por agricultores do município como um passo inédito no apoio ao setor rural que tornou a cidade conhecida nacionalmente como a Terra da Uva.
O evento ocorreu na sede da Associação Amigos do Traviú e foi organizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. Para Marcos Brunholi, titular da pasta, o prefeito Pedro Bigardi tomou uma decisão histórica com a medida.
De acordo com o produtor rural Virgílio Orlando Bigueti, que se considera pequeno com seus 5 mil pés de uva, a avaliação adequada será feita em poucas semanas, porque a categoria nunca tinha passado por isso antes. “É algo novo e positivo para todos nós, que estamos há diversas gerações nesse ramo”, afirmou, lembrando que outro dado positivo é o encontro que vai passar a ser anual.
Para Elisa Stathsleth Kramer, que com o marido Riolando também lida com uma média produção de uva no cinturão verde do município, a ajuda oficial para manter o seguro agrícola é importante diante dos desafios do campo. “É bom quando tem algum imprevisto climático. A falta de água nem afeta tanto a uva, mas o frio na época errada, quinze ou vinte dias depois da poda, dá perda na brotação. É a primeira vez disso na cidade e ficamos muito contentes.”
Inovações
Para Laerte Antonio Scarpinelli, produtor de uvas também de várias gerações, o novo programa “é muito bom pra gente” e lembrou que a zona rural continua sendo inovada como no cultivo de videiras em Y, implantado há alguns anos nas propriedades e que já permite a colheita de uvas em meses como maio ou julho. “Nunca teve esse apoio em Jundiaí e para nós, lavradores, é uma ajuda boa”, destacou.
Outro produtor, Claudemir Comparone, lembrou que há muitos anos o setor estava precisando de um programa como esse. “É uma ajuda para a gente que luta tanto pelo valor do produto agrícola, complementa ao reduzir o custo. Trabalho com outros produtos também, mas essa é uma tradição que vem desde meu avô”, afirmou.
O novo programa custeia 50% do custo restante do seguro agrícola (inicialmente dos produtores de uva), depois de descontados outros subsídios estaduais ou federais.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura concede subsídio a agricultores
Programa especial recolhe as embalagens de agrotóxicos
Nova visão
A busca de um novo trabalho com o setor rural vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Jundiaí em ações como o resgate do formato comunitário da Festa da Uva, que em 2015 chegou a 150 mil visitantes.
O prefeito Pedro Bigardi define essa nova visão sobre o papel da zona rural. “Todos agora sabemos que as uvas representam pelo menos três graus de importância. O primeiro é o cultural e histórico, importante para nossa identidade. O segundo é o econômico, mesmo menor do que a indústria e o comércio. E o terceiro é o ambiental, pois nossa área agrícola forma parte do cinturão verde que mantém também nosso clima e nossos mananciais”, afirmou na abertura da festa em janeiro.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
08/01/2025
Consórcio do Circuito das Frutas elege nova presidência para 2025 e marca presença na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original