Agricultores destacam apoio inédito da Prefeitura de Jundiaí

Publicada em 11/05/2015 às 17:48

A criação do Programa Municipal de Subsídio ao Seguro Agrícola, que teve solenidade de entrega a 147 produtores de uva no sábado (9), é destacada por agricultores do município como um passo inédito no apoio ao setor rural que tornou a cidade conhecida nacionalmente como a Terra da Uva.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

Brunholi: avanços representam metas do prefeito Pedro Bigardi

Brunholi: avanços representam metas do prefeito Pedro Bigardi

O evento ocorreu na sede da Associação Amigos do Traviú e foi organizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. Para Marcos Brunholi, titular da pasta, o prefeito Pedro Bigardi tomou uma decisão histórica com a medida.

De acordo com o produtor rural Virgílio Orlando Bigueti, que se considera pequeno com seus 5 mil pés de uva, a avaliação adequada será feita em poucas semanas, porque a categoria nunca tinha passado por isso antes. “É algo novo e positivo para todos nós, que estamos há diversas gerações nesse ramo”, afirmou, lembrando que outro dado positivo é o encontro que vai passar a ser anual.

Para Elisa Stathsleth Kramer, que com o marido Riolando também lida com uma média produção de uva no cinturão verde do município, a ajuda oficial para manter o seguro agrícola é importante diante dos desafios do campo. “É bom quando tem algum imprevisto climático. A falta de água nem afeta tanto a uva, mas o frio na época errada, quinze ou vinte dias depois da poda, dá perda na brotação. É a primeira vez disso na cidade e ficamos muito contentes.”

Cena da entrega dos cheques simbólicos do novo programa

Cena da entrega dos cheques simbólicos do novo programa

Inovações
Para Laerte Antonio Scarpinelli, produtor de uvas também de várias gerações, o novo programa “é muito bom pra gente” e lembrou que a zona rural continua sendo inovada como no cultivo de videiras em Y, implantado há alguns anos nas propriedades e que já permite a colheita de uvas em meses como maio ou julho. “Nunca teve esse apoio em Jundiaí e para nós, lavradores, é uma ajuda boa”, destacou.

Outro produtor, Claudemir Comparone, lembrou que há muitos anos o setor estava precisando de um programa como esse. “É uma ajuda para a gente que luta tanto pelo valor do produto agrícola, complementa ao reduzir o custo. Trabalho com outros produtos também, mas essa é uma tradição que vem desde meu avô”, afirmou.

O novo programa custeia 50% do custo restante do seguro agrícola (inicialmente dos produtores de uva), depois de descontados outros subsídios estaduais ou federais.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura concede subsídio a agricultores
Programa especial recolhe as embalagens de agrotóxicos

Nova visão
A busca de um novo trabalho com o setor rural vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Jundiaí em ações como o resgate do formato comunitário da Festa da Uva, que em 2015 chegou a 150 mil visitantes.

O prefeito Pedro Bigardi define essa nova visão sobre o papel da zona rural. “Todos agora sabemos que as uvas representam pelo menos três graus de importância. O primeiro é o cultural e histórico, importante para nossa identidade. O segundo é o econômico, mesmo menor do que a indústria e o comércio. E o terceiro é o ambiental, pois nossa área agrícola forma parte do cinturão verde que mantém também nosso clima e nossos mananciais”, afirmou na abertura da festa em janeiro.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/11/agricultores-destacam-apoio-inedito-da-prefeitura-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original