Parceria com Alemanha vai possibilitar treinamento de servidores

Publicada em 12/05/2015 às 19:07

Secretário esteve em cidades nas quais existe a tecnologia a ser testada em Jundiaí

Secretário esteve em cidades nas quais existe a tecnologia a ser testada em Jundiaí

Servidores da Secretaria de Serviços Públicos passarão, em junho, por um treinamento ministrado por profissionais do Consórcio GFA, da cidade de Luneburg, da Alemanha. A assinatura do convênio da parceria técnica foi na última semana, pelo titular da pasta, Aguinaldo Leite.

O secretário esteve em Hanover para participar do 6º International Symposium MBT, MRF e Recycling. Na ocasião, ministrou palestra sobre a experiência de Jundiaí relacionada ao tratamento de resíduos sólidos, transferência de conhecimento com a Alemanha, e o projeto I-Nopa.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí lança ‘cidade caminhável’ nesta sexta (15)
Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Brasil-Alemanha
Prefeitura, Câmara e iniciativa privada tratam de área no Tamoio

“Esse treinamento ocorre dentro do I-Nopa. A intenção é capacitar 30 servidores, que serão multiplicadores de conhecimento. Eles aprenderão a manejar os contêiners e leiras, que recebemos no nosso Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o Geresol”, explica o secretário.

De acordo com ele, esses equipamentos servem para o tratamento da matéria orgânica e serão testados por um período de seis meses. “O nosso grande desafio é saber qual a melhor forma de tratamento para esse tipo de resíduo. Vamos testar a qualidade dos subprodutos e depois pensar na aquisição e investimento em grande escala.”

Entre esses subprodutos, segundo o secretário, estão o biogás, composto e os Combustíveis Derivados de Resíduos (CDRs). “Os servidores ganharão conhecimento tanto para operar os equipamentos quanto para atuar nos laboratórios. Eles irão monitorar e controlar todo o processo para que possamos avaliar a capacidade dos contêineres e leiras.”

Um grupo de funcionários, também dentro do I-Nopa, vai à Alemanha no futuro conhecer de perto as tecnologias desenvolvidas por lá. “É a primeira vez que uma cidade brasileira tem uma cooperação técnica desse porte. O GFA é um consórcio público que atende a cidade de Luneburg, que tem uma realidade bem parecida com a de Jundiaí.”

Durante a visita à Alemanha, Aguinaldo esteve tanto em Luneburg quanto em Soest, na Alemanha, municípios nos quais existem plantas que operam com as tecnologias que serão testadas em Jundiaí.

 Aguinaldo Leite também ministrou palestra em Hanover


Aguinaldo Leite também ministrou palestra em Hanover

Palestra
Aguinaldo Leite foi um dos palestrantes durante o 6º International Symposium MBT, MRF e Recycling, de 5 a 8 de maio em Hanover. Para ele, a experiência foi positiva. “Conversei com engenheiros e operadores de diversos países, entre eles Índia, Bélgica, Itália, Turquia, Argentina, Paquistão. É uma forma de buscar e transmitir conhecimento.”

Ele conta que durante o evento mostrou a parceria com o governo alemão e quão importante foi para Jundiaí. “Há dois anos, estive no mesmo simpósio como ouvinte. Agora, retornei como palestrante. Não é fácil, pois é necessário mandar um artigo científico, que passa pelo crivo de grandes profissionais. O conteúdo que levei para lá agora está no anuário do evento.”

Luana Dias
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/12/parceria-com-alemanha-vai-possibilitar-treinamento-de-servidores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original