Alunos da Unip conhecem Plano de Segurança e Cidadania
Publicada em 15/05/2015 às 17:32Cerca de 400 alunos de diversos cursos de graduação da Universidade Paulista (Unip) conheceram o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania. A apresentação foi feita na noite de quinta-feira (14) pelo coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires.
“A universidade nos procurou e propôs que apresentássemos o plano aos alunos. Entendemos ser importante debater a segurança pública com uma instituição educacional, porque envolve moradores de diversos bairros de Jundiaí”, disse o coordenador-executivo.
LEIA TAMBÉM
GGIM: Roubo de cargas cai 48% no primeiro trimestre
Jundiaí sedia reunião da Central de Monitoramento e Inteligência
Jardim Paulista mostra modelo de Vizinhança Solidária em audiência
Dentre os questionamentos levantados, foi esclarecido sobre a competência de cada força policial, as rondas escolares feitas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, dúvidas na área de saúde e a reurbanização do Jardim São Camilo. “Foram questões pertinentes que enriqueceram o debate”, afirmou.
Para o diretor da Unip, Silvio Murdocco, a iniciativa de apresentar o Plano de Segurança e Cidadania aos alunos é uma forma de prestação de serviço à sociedade. “A maioria dos nossos alunos mora em Jundiaí e tínhamos essa expectativa de criar uma relação entre o poder público e a universidade nos diversos setores”, destacou.
O objetivo, segundo José Carlos Pires, é apresentar o plano para outras universidades. Participaram da apresentação, também, representantes da Defesa Civil.
O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).
Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.
Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.
Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
12/03/2024
Gabinete de Gestão Integrada reforça ações para Segurança Pública em Jundiaí
-
26/02/2020
Carnaval de Jundiaí tem balanço positivo, com nenhuma ocorrência grave registrada
-
10/02/2020
Carnaval contará novamente com monitoramento do Comitê Integrado
-
09/05/2019
Segurança: trabalho integrado e inteligente garante bons resultados
Baixe as fotos desta notícia na resolução original