Ronda Escolar leva segurança e tranquilidade a pais e alunos
Publicada em 15/05/2015 às 18:32A poucos minutos da abertura do portão para que os alunos da Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, fossem liberados, uma viatura da Guarda Municipal estaciona e a equipe do Grupamento da Ronda Escolar se posiciona para conduzir o trânsito e auxiliar os estudantes na travessia da via.
A ação faz parte de uma iniciativa da Guarda Municipal de intensificar o Patrulhamento Comunitário e com isso potencializar os serviços de ronda escolar. “Isso significa ter mais viaturas em rondas nos diversos equipamentos públicos, como unidades básicas de saúde, praças, parques, terminais de ônibus e escolas municipais”, explica o comandante da GM, José Roberto Ferraz.
LEIA TAMBÉM
Tarifa Social de Ônibus a R$ 1 volta neste domingo (17)
Inscrição para o Centro de Línguas vai até a segunda (18)
Alunos da Unip conhecem Plano de Segurança e Cidadania
Uruguaiana conhece Controle Operacional da GM de Jundiaí
Com isso, a Ronda Escolar passa a contar com 22 viaturas atuando nas entradas e saídas das escolas municipais, estaduais e particulares, contribuindo para a segurança de 90 mil alunos. O trabalho é feito juntamente com a Polícia Militar e reforça a iniciativa do prefeito Pedro Bigardi em realizar a integração das forças policiais do município para o cuidado com as pessoas.
O aposentado Edson Aparecido Augusto busca, todos os dias, os netos na saída da escola e se diz bastante aliviado quando vê uma viatura da Guarda Municipal estacionada em frente à instituição com uma equipe da Ronda Escolar. “Além de auxiliarem os alunos na travessia da via, que é bastante movimentada, também inibe-se a chegada de alguma pessoa mal intencionada”, afirma.
Já para a dona de casa Maria Rita Silva Santos, moradora do Residencial Jundiaí 2, a Guarda Municipal ajuda inclusive os pais que vão buscar os alunos. “Eu faço questão de levar e buscar meu filho na escola, mas sei que posso contar com os guardas em outras ocasiões, inclusive com rondas em todo o bairro”, destaca.
Atendimento
A vice-diretora da Emeb, Fernanda Facione de Oliveira Carboneri, explica que a saída dos alunos é bastante organizada. “Liberamos as crianças que vão de ônibus, depois os mais velhos que moram no bairro e vão a pé e por fim, autorizamos a entrada das mães para buscar os filhos dentro das salas de aula, mas contar com a equipe da GM complementa o nosso trabalho, porque sabemos que estará de olho, principalmente na travessia da via que é muito movimentada no horário do almoço”.
As equipes da Ronda Escolar auxiliam nas entradas e saídas das escolas nos dois turnos, além disso, contribuem para o Patrulhamento Comunitário realizando rondas nos bairros durante o período em que os estudantes estão em sala de aula.
Para solicitar os serviços da Guarda Municipal de Jundiaí, basta ligar no telefone de emergência 153.
Kadija Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original