Educação realiza plenárias antes de concluir Plano Municipal
Publicada em 19/05/2015 às 15:05A elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de Jundiaí entra na fase final. A Secretaria de Educação realiza nesta semana duas plenárias temáticas e, no sábado (23), promove o encontro final, no qual será concluído o documento que vai estabelecer as políticas públicas educacionais para a cidade nos próximos dez anos (2015-2025).
A primeira plenária temática, marcada para quinta-feira (21), abordará Educação básica. Eliezer Pedroso da Rocha, filósofo, mestre e doutor em educação, professor de graduação e pós-graduação e autor de diversos livros e artigos científicos, é o convidado para falar sobre a questão.
LEIA TAMBÉM
Biblioteca lança 11ª Olimpíada de Redação nesta quinta (21)
Ronda Escolar leva segurança e tranquilidade a pais e alunos
‘Maio Amarelo’: alunos participam de ação sobre educação viária
Na sexta-feira (22), o tema será Financiamento da Educação. O palestrante será Carlos Maldonado, servidor público federal da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atual gerente de projetos estratégicos do município de Itupeva. Os eventos ocorrerão no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, das 19h às 22h.
“Convidamos novamente a população para participar. Essas plenárias trarão esclarecimentos sobre dois itens que foram indicados como prioritários nos encontros anteriores”, informa a assessora especial educacional da Secretaria de Educação, Diva Otero Pavan, que coordena os trabalhos da comissão do PME.
Finalização
No sábado, das 8h às 17h, o Plano Municipal de Educação será finalizado pela comissão, com a participação dos delegados representantes de setores públicos e privados eleitos nas plenárias regionais realizadas simultaneamente na última quarta-feira (13).
“No período da manhã, os delegados lerão as propostas e farão a análise das metas e estratégias a serem colocadas em votação no período da tarde. O documento finalizado será, posteriormente, transformado em projeto de lei e seguirá para votação na Câmara Municipal”, acrescenta Diva.
Jundiaí iniciou os trabalhos para elaboração do PME em 2014, logo após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em julho. A cidade aderiu ao trabalho articulado da Rede de Assistência Técnica, pactuada entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Educação e a Seccional Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que tem um cronograma alinhado com todos os municípios do Estado.
Roberta de Sá
-
05/08/2025
Óleo do Bem: projeto arrecada quase 5 mil litros e premia os estudantes das escolas campeãs
-
04/08/2025
Ecologia e conservação dos sauás da Serra do Japi serão tema de colóquio na Câmara nesta quarta (6)
-
02/08/2025
Jundiaí sedia a abertura da 14ª Semana do Bebê
-
29/07/2025
Com homenagens e atividades temáticas diversas, Centro de Línguas da Educação celebra seu Jubileu de Prata