‘Maio Amarelo’: alunos participam de ação sobre educação viária

Publicada em 18/05/2015 às 16:18

Ensinar as crianças sobre questões simples relacionadas ao trânsito seguro e cidadania é o intuito principal da ação intitulada “Na Pista Certa”. Iniciada nesta segunda-feira (18), trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e a Fundación MAPFRE e integra a campanha de conscientização no trânsito denominada Maio Amarelo.

LEIA TAMBÉM
Prefeito lança ‘Urbanismo Caminhável’ no Centro
‘Maio Amarelo’: estudantes da Fatec participam de palestra
‘Maio Amarelo’: pedestres são orientados para ‘travessia segura’

Atividade integra as crianças e ajuda a entender o trânsito

Atividade integra as crianças e ajuda a entender o trânsito

Realizada pela quinta vez na cidade, a atividade é uma união das secretarias de Educação e de Transportes. Durante esta semana, ações educativas e lúdicas serão realizadas com as crianças do ensino fundamental municipal. Um espaço cenográfico que imita o trânsito foi montado no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).

“Um dos objetivos é ressaltar às crianças a importância das regras de convivência e valores como solidariedade, respeito, inclusão, gentileza para a segurança e integridade das pessoas”, explicou Suzette Vermiglio, diretora do Ensino Fundamental.

As crianças que participam estão na faixa de 6 a 12 anos de idade e são divididas em turmas: contação de histórias, dentro da carreta que fica estacionada no local todos os dias; e a prática, desenvolvida numa cidade mirim itinerante em que os alunos são os motoristas e utilizam bicicletas como veículos.

De acordo com o coordenador pedagógico da MAPFRE, Renato Ribeiro, sem os agentes mobilizadores não adianta haver recursos. “Parcerias com órgãos públicos nos permitem contribuir com o desenvolvimento e a educação das crianças no que diz respeito ao trânsito. Nós temos os materiais para conscientizar as crianças e a Prefeitura de Jundiaí nos cedeu a oportunidade e o espaço para isso.”

População poderá participar no sábado (23), na Virada Jundiaí

População poderá participar no sábado (23), na Virada Jundiaí

Ao final da atividade, os alunos aprovaram a experiência. “Aprendi que a sinalização é muito importante para nos ajudar e que devemos sempre obedecê-las. Sei que preciso sempre atravessar na faixa de pedestre e junto com meus pais”, contou Thaemily Rocha, de 7 anos.

Os alunos da rede municipal vão vivenciar a experiência até sexta-feira (22). Serão duas turmas no período da manhã e duas turmas no período da tarde. Já no sábado (23), o espaço estará aberto para todos as pessoas que estiverem no Parque da Uva para participar da Virada Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/18/maio-amarelo-alunos-participam-de-acao-ludica-sobre-educacao-viaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original