‘Maio Amarelo’: pedestres são orientados para ‘travessia segura’

Publicada em 13/05/2015 às 16:05

Divulgar a campanha ‘Maio Amarelo’ e pedir por um trânsito seguro foram os objetivos da Secretaria de Transportes em ação realizada na manhã desta quarta-feira (13), na avenida União dos Ferroviários, em frente à Fatec e ao Poupatempo.

O movimento, que é nacional, foi adotado pela primeira vez em Jundiaí. Nesta quarta (13), a ação intitulada Travessia Segura foi destinada aos pedestres e contou com a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito. Laços amarelos – símbolo do movimento – foram entregues às pessoas, inclusive pelo mascote Farolito.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí lança ‘cidade caminhável’ nesta sexta (15)
Maio Amarelo’: servidores públicos são conscientizados
‘Maio Amarelo’: estudantes da Fatec participam de palestra

Com apoio do Farolito, pedestres foram orientados

Com apoio do Farolito, pedestres foram orientados

“Nós escolhemos esse local para a conscientização porque, apesar de totalmente sinalizado corretamente para os pedestres, já foi palco de um atropelamento. Além disso, a concentração de pessoas que passam aqui é enorme e precisamos salientar sempre que é necessário atravessar na faixa de pedestre”, explicou a coordenadora da Divisão de Educação e Estatísticas de Trânsito, Juliana Maia.

Somente em 2013, o setor de Estatística de Trânsito de Jundiaí registrou 235 atropelamentos. Dentre esses acidentes, quatro foram fatais e registrados nas avenidas mais movimentadas da cidade.

“Por isso é necessária cooperação mútua entre motoristas e pedestres. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê o agravamento das penalidades caso ocorra o atropelamento de um pedestre em cima da faixa de travessia. Então, se ele iniciou a travessia, o motorista deve dar preferência”, observou Vágner Quintilliano, agente de trânsito e especialista em gestão e direito de trânsito.

Para o diretor de trânsito, Rogério Alves dos Santos, são vários fatores determinantes para os atropelamentos, mas a falta de respeito é uma das principais. “Ainda existe o uso de álcool, que culmina geralmente em excesso de velocidade, além de outros fatores, por isso a campanha é importante”.

Programação
Nesta quinta-feira (14) será realizada a Ação Escola na Emeb Deolinda Copelli, em que pais e alunos serão conscientizados na porta da escola. Já na sexta (15), a Policia Militar atuará em conjunto com a Secretaria de Transportes para a realização de uma blitz educativa com os motociclistas.

Campanha prossegue todo o mês

Campanha prossegue todo o mês

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/13/maio-amarelo-pedestres-sao-orientados-para-a-travessia-segura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original