Saúde promove 1º Encontro Regional de Caps Infanto-Juvenil

Publicada em 20/05/2015 às 15:45

Começou nesta quarta-feira (20) o 1º Encontro Regional de Caps Infanto-Juvenil do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento faz parte da programação do Mês da Luta Antimanicomial de Jundiaí e prossegue nesta quinta-feira (21), no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MÊS DA LUTA ANTIMANICOMIAL

A abertura contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado, de profissionais de diversas cidades da região e de jovens usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Caps IJ).

LEIA TAMBÉM
Saúde reforça apelo da vacinação contra a gripe
Ação contra a dengue vistoria mais de mil imóveis
Exposição reúne trabalhos de usuários da saúde mental

Secretário Casarin: "Transformação na saúde mental"

Secretário Casarin: “Transformação na saúde mental”

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, destacou a participação dos jovens no evento. “Nossa intenção é construir uma política pública com a participação da sociedade. Esse evento simboliza um passo histórico para a saúde mental de Jundiaí”, disse o secretário.

Casarin também lembrou que a rede de saúde mental da cidade passa por uma importante transformação. “Estamos investindo em vários pontos, desde a estrutura física até a capacitação de profissionais especificamente para o atendimento de transtornos psíquicos. Defendemos o cuidado em liberdade e nosso trabalho é oferecer caminhos e possibilidade de escolha, tudo pautado na defesa dos direitos humanos.”

A mesa de abertura também contou com a presença da representante do Ministério da Saúde, Isadora Souza, assessora da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Ela parabenizou o governo Pedro Bigardi pela realização do evento. “São muitos os desafios no campo da saúde mental. E Jundiaí é a única cidade que está pontuando dois dias para a discussão da luta antimanicomial na área infanto-juvenil”, destacou.

Debates
Pela manhã, o tema debatido foi Hip-Raps IJ e a garantia de direitos, que discutiu a implementação da Rede de Atenção Psicossocial. A mesa foi mediada pelo coordenador do Caps IJ de Jundiaí, Alexandre Sandri, e contou com as palestras da diretora de Atenção à Saúde de Jundiaí, Luciana Surjus, da defensora pública Patrícia Imperato e da mestre em psicologia social pela PUC-SP, Flávia Blikstein.

No período da tarde, o debate foi Entre tarjas pretas e brancas, sobre medicalização e outros cuidados na atenção psicossocial de crianças e adolescentes. Participaram a coordenadora de Saúde Mental do município de São Paulo, a médica Myres Cavalcanti, o psiquiatra infantil Rossano Lima e o pediatra Daniel Carvalho Rocha, gestor do Núcleo de Gestão em Atenção Especializada de Mauá (SP).

Foi realizado ainda uma ciranda de experiências, com relatos de profissionais dos Caps IJ e o lançamento do documento “Tecendo redes para garantir direitos”, do Ministério da Saúde.

O encontro continua nesta quinta-feira (21), a partir das 9h. Estão previstas a conferência Panorama Nacional de Atenção Psicossocial à Crianças e Adolescentes na Reforma Psiquiátrica, com a psicanalista Maria Cristina Ventura Couto; debates sobre a intersetorialidade e a atenção psicossocial à crianças e adolescentes e sobre autismo e deficiências; e o lançamento da “Linha de Cuidado Autismo”.

Mais eventos
A programação do Mês da Luta Antimanicomial de Jundiaí terá ainda o 2º Fórum de Saúde Mental de Jundiaí, na quinta (28), na Faculdade de Medicina de Jundiaí, e o Seminário Saúde Mental e Racismo, na sexta (29), no Clube 28 de Setembro.

Para encerrar o evento, na sexta (29), às 14h, está programada uma caminhada e atividades culturais em defesa da luta antimanicomial, na Praça Governador Pedro de Toledo, a Praça da Matriz, no Centro.

Encontro reuniu profissionais de diversas cidades

Encontro reuniu profissionais de diversas cidades

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/20/saude-promove-1o-encontro-regional-de-caps-infanto-juvenil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original