Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Publicada em 22/05/2015 às 13:58

Devido à baixa adesão dos públicos-alvos, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todo o País até 3 de junho. Em Jundiaí, a campanha prossegue em todas as unidades básicas da rede de saúde, no horário de atendimento de cada uma.

LEIA TAMBÉM
Comitê começa a visitar os hospitais da região
Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas de 2014
Pedro Bigardi recebe novos conselheiros do Hospital São Vicente

 Grupos prioritários devem tomar a vacina nas unidades de saúde


Grupos prioritários devem tomar a vacina nas unidades de saúde

Os grupos prioritários, alvo da campanha, continuam os mesmos: idosos, gestantes, crianças até 5 anos incompletos, puérperas e pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e outras) e profissionais da área da saúde. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar a prescrição médica.

A cobertura na cidade até 20 de maio atingiu 53% do público total, mas os grupos de gestantes e crianças estão com índice abaixo de 50%. Entre os idosos, foram aplicadas 29.034 doses, ou 57,6% do público-alvo, que é de 50.239 pessoas. Já entre as puérperas o índice é de 82,7%.

As gestantes são o grupo com menor cobertura, com apenas 39,5% (1.623) da população estimada em 4.102 mulheres. Entre as crianças até 5 anos incompletos a cobertura atingiu 45,5%, com 9.779 doses aplicadas.

“O objetivo da vacinação é prevenir as complicações que podem ocorrer numa infecção por influenza, como a pneumonia. Essas complicações costumam ocorrer com mais frequência em crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Por isso, elas fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação”, afirma a enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica, destacando a importância da vacinação.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, também alerta para a importância da vacinação e chama a população para aderir à campanha. “Nossa meta é vacinar 80% do público-alvo. Com isso, podemos reduzir em 45% as internações e em até 75% os óbitos causados pelas complicações decorrentes da gripe. Daí a importância da mobilização”, diz.

Niza Souza
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/22/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original