Encontro define as metas do Plano Municipal de Educação

Publicada em 22/05/2015 às 16:16

A Secretaria de Educação conclui neste sábado (23) o Plano Municipal de Educação (PME), documento que vai estabelecer as metas e as estratégias para a educação nos próximos dez anos (2015-2025). A plenária final será realizada no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, das 8h às 17h.

O evento terá dois momentos. Após abertura, os delegados representantes de setores públicos e privados eleitos nas plenárias regionais de 13 de maio farão a leitura e a análise das propostas encaminhadas pela sociedade.

LEIA TAMBÉM
Solar do Barão contempla a natureza na 13ª Semana de Museus
Professora do Fundo Social participa de pintura ao ar livre em Paraty

José Renato Polli, secretário: mais de 150 sugestões

José Renato Polli, secretário: mais de 150 sugestões

Recebemos mais de 150 sugestões feitas em cima do documento-base elaborado pela comissão organizadora, que levou em conta os planos nacional e estadual de Educação e a realidade do município. A participação foi muito boa. Escolas, educadores, estudantes, pais de alunos, enfim, muitos membros da sociedade civil encaminharam colocações. Tudo será analisado”, informa a assessora especial educacional da Secretaria de Educação, Diva Otero Pavan, que coordena os trabalhos da comissão do PME.

No período da tarde, os delegados votarão nas metas e estratégias do documento, que será transformado em projeto de lei e seguirá para a votação na Câmara Municipal. “Será a finalização de um trabalho realizado dentro dos limites que a democracia impõe. Todo o processo foi novo na cidade. Nunca houve em Jundiaí a elaboração de um plano de educação que ouviu os diversos segmentos da sociedade”, destaca o secretário de Educação, José Renato Polli.

Processo
Jundiaí iniciou o debate para a elaboração do PME, logo após a aprovação da lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O documento determinou o prazo de um ano para os Estados e os municípios produzirem os planos municipais.

“Fizemos contato com o responsável pelo pólo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Celso Fernando Iversen, avaliador educacional do MEC e secretário de Educação de Boituva. Destacamos cinco pessoas da Secretaria de Educação para participar das formações, além de aderir à Rede de Assistência Técnica, pactuada entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Educação e a Seccional Estadual da Undime, que tem um cronograma alinhado”, lembra o secretário de Educação.

Em janeiro, foi publicada a portaria 12, que constituiu a comissão de estudos para a elaboração do PME, que fez um diagnóstico da cidade e o documento-base. Também foram realizadas plenárias abertas ao público.

Roberta de Sá
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/22/encontro-define-as-metas-do-plano-municipal-de-educacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original