Trançando Arte será mais uma atração da Virada Jundiaí
Publicada em 22/05/2015 às 16:47O Trançando Arte Brasil, encontro nacional de trançadeiras, terá um espaço na Virada Jundiaí, marcada para começar nesta sexta-feira (22), às 18h, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). O objetivo do estande é reafirmar a participação da cultura negra na construção cultural da cidade.
LEIA TAMBÉM
Estação Geek será neste domingo (24)
Virada leva GOG à Ocupação Hip Hop no São Camilo
Virada oferece o melhor em gastronomia e artesanato
A produção de tranças e bonecas afro serão a atração principal do espaço, que funciona das 18h às 22h. No sábado (23), das 10h às 22h, e domingo (24), das 10h às 19h.
“Acreditamos que o público da Virada Jundiaí seja o mesmo do Trançando Arte. Essa participação tem o intuito de divulgar mais um grande evento que, antes de tudo, celebra a integração de todos os grupos étnicos”, explica a titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Valéria Fonseca.
Trançando Arte Brasil é a preservação de todas as memórias da Cultura Africana, por meio de uma das tradições mais antigas da humanidade, as tranças afro.
Jundiaí recebeu a quarta edição do Trançando Arte em 2013, que contou com 200 trançadeiras participando do simpósio “Um outro olhar”. A iniciativa tem parceria da Secretaria de Cultura e contou com palestra da ativista e trançadeira baiana Negra Jhô. O público presente ultrapassou 4 mil pessoas e o impacto na cidade foi imediato. Novos salões surgiram e outros passaram a oferecer cursos e palestras sobre tranças afro.
A quinta edição recebeu mais de 5,5 mil pessoas nas atividades culturais e o simpósio “O protagonismo através do autoestilismo, da modelagem 3d e da modelagem capilar na criação da identidade, consumo e manipulação da aparência entre os negros brasileiros”, ministrado pelo mestrando em História Social, Jaergenton Correa.
Para a sexta edição, marcada para 14 de junho, a organização espera superar as expectativa de 6 mil pessoas, entre elas mais de 300 trançadeiras. Entre as atividades culturais estão a apresentação da banda Funk´s Natra, a discotecagem do Dj Piggy e o encerramento com a banda Clube do Balanço.
Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original