Alunos da Educação de Jovens e Adultos participam de sarau
Publicada em 27/05/2015 às 15:38A história da poetisa e contista brasileira Cora Coralina, uma das mais importantes escritoras do País, foi retratada de forma especial no Centro de Educação de Jovens e Adultos “Professor Dr. André Franco Montoro” (Cmeja), na manhã desta quarta-feira (27). Os alunos promoveram o “Doce Sarau” no auditório da escola, localizada no Complexo Argos. O local ficou pequeno para acomodar as 150 pessoas que prestigiaram e se emocionaram com as apresentações.
LEIA TAMBÉM
Centro de Línguas inicia matrícula para contemplados
Peça sobre folclore é apresentada em escola municipal
Educação discute ‘imigração’ em edição do Papo Escola Pedagógico
Na programação, poemas como “Mascarados”, “O tempo muito me ensinou” e “Estas mãos.” Com a participação de membros da escola de música Fermata, os estudantes também apresentaram várias canções. A surpresa ficou por conta da professora Maria Regina Silva, que apareceu caracterizada de Cora Coralina. Para encerrar com chave de ouro, muitos doces caseiros foram servidos. A poetisa era doceira de profissão.
“Eu aprendi muito sobre ela, sobre sua vida e suas obras. Estou muito feliz. Adorei ter sido convidado para participar e a minha família vem me ver”, comentou empolgado o aluno do 4º ano, Thiago Augusto Buzato.
O projeto
Esse é o segundo ano que o Cmeja promove saraus na escola e nos 13 núcleos descentralizados espalhados pela cidade. “É uma forma de trazer cultura para os nossos alunos. Eles estudam a produção literária dos autores brasileiros e se envolvem na produção do evento. Pesquisa que realizamos mostra que o adulto que frequenta a EJA vem para se satisfazer pessoalmente. É fundamental ensiná-los a ler e a escrever, mas também é importante sair do conteúdo dos livros e ofertar um mundo que eles não conhecem. Com isso, estamos conseguindo reduzir até a evasão”, comenta o diretor do Cmeja, José Ronaldo Pereira.
“Em cada ponto da cidade, está sendo apresentada a obra de um escritor. O comum em todos os sarais é a participação dos alunos que está envolvendo e surpreendendo a plateia”, finaliza a coordenadora do Cmeja, Marina Jardim Spina.
Além de Marina e de Ronaldo, participaram da produção do evento, os coordenadores Gildete Teixeira, Adriana Thomáz, Cassiano Luz e Kelly Galbieri, e os professores: Adriana Chagas, Dulcemar Martins, Eliane Tosso, Marcela Pompemayer, Maria Regina Silva, Patrícia Erbetta, Renata Vicente, Simone Codarin e Tábata Storani.
Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
Baixe as fotos desta notícia na resolução original