Jundiaí participa da Comissão da Verdade sobre a Escravidão
Publicada em 27/05/2015 às 12:00O advogado e analista de gestão em direito da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Jundiaí, Ademir José da Silva, foi convocado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta semana para integrar a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no País. A comissão tem como funções o resgate histórico desse período, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.
LEIA TAMBÉM
Virada Jundiaí: Estação Geek reúne centenas de jovens
Jundiaí recebe a sexta edição do Trançando Arte Brasil
Coordenadoria recebe tecnologia inovadora para deficientes
Por ser uma convocação recente, o advogado ainda vai receber mais informações sobre os trabalhos, mas se sente orgulhoso por ser o único representante da região no processo. “Apesar de não ter nascido aqui, me sinto um cidadão jundiaiense. É uma forma de retribuir pela maneira como fui acolhido”.
Nascido no Mato Grosso do Sul, Ademir mora desde jovem em São Paulo, onde começou a participar de diversos movimentos negros no Estado. Atualmente, aos 63 anos, é presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB 3ª Subseção de Campinas, o que abriu caminho para o convite de participação nesta Comissão.
Em toda sua trajetória profissional e pessoal, realizou diversas atividades em prol da comunidade negra. Além de ser membro do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Jundiaí, é atuante como colaborador na Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (CEPPPIR).
A coordenadora da CEPPPIR, Valéria Fonseca, também destacou a importância de ter um representante local nesta Comissão. “A presença do doutor Ademir na Comissão é um orgulho pra CEPPPIR e é fundamental para nossa região, uma das últimas no estado de São Paulo a libertar os escravizados.”
Assessoria de Imprensa
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
14/09/2022
Setembro Amarelo: evento online aborda políticas de prevenção
-
19/11/2016
Marcha da Consciência Negra defende cotas no Centro
-
17/11/2016
Programação especial à Cultura Negra tem início
-
10/11/2016
Dia da Consciência Negra traz atrações culturais a Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original