Secretaria de Educação comemora o Dia do Brincar

Publicada em 27/05/2015 às 16:29

Brincadeiras espontâneas, dirigidas pelos adultos, tradicionais, no parque de diversões, no cantinho da sala. Não importa de que forma ou em qual lugar, para a criança o que vale é brincar. Nesta quinta-feira (28) comemora-se o Dia Internacional do Brincar. Em Jundiaí, a rede municipal de educação apoia o movimento mundial. Nas escolas, atividades ocorrem o ano todo para garantir as crianças esse, que é um direito delas.

LEIA TAMBÉM
Centro de Línguas inicia matrícula para contemplados
Peça sobre folclore é apresentada em escola municipal
Alunos da Educação de Jovens e Adultos participam de sarau
Educação discute ‘imigração’ em edição do Papo Escola Pedagógico

Ambiente das escolas municipais incentiva as brincadeiras

Ambiente das escolas municipais incentiva as brincadeiras

Na Emeb Professora Judith Arruda Carreta, na Vila Rossi, qualquer adulto que entra tem vontade de voltar a ser criança. Desde 2013, a unidade desenvolve um projeto que transformou os espaços. Além do parque, existem as áreas de jogos matemáticos e simbólicos, do circuito de bolinhas e da oficina de jogos, brincadeiras e contação de histórias, montadas no corredor, no refeitório e no pátio.

“Foram as próprias crianças que repensaram os espaços escolares e elas utilizam não só com as propostas dos professores. Elas criam as brincadeiras, as regras, e brincam de forma espontânea, assim desenvolvem a autonomia e aprendem muita coisa”, conta a coordenadora pedagógica, Juliana Bagne.

Os brinquedos são feitos com materiais como fitas, garrafas pet, caixas de papelão, bolinhas, cones, argolas, panelas, panos, canos, e muita criatividade. “Conseguimos com essa iniciativa também mostrar aos pais a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. Para a maioria, a escola era tida apenas como um lugar para aprender a ler e a escrever. Hoje, eles compreendem melhor o que os filhos fazem aqui. Outra conquista é que os alunos reconhecem que a escola é deles e para eles”, completa a diretora da Emeb, Liane Rizzato.

Lorena Alves, de 5 anos, transformou tiras de papel crepom colorido em um arco-íris. Minutos depois, o mesmo material virou uma cobra e um item de decoração. “Eu adoro estar aqui porque eu brinco de muitas coisas.”

A ‘Judith Carreta’ conta com 172 alunos de quatro e cinco anos.

Na rede
A Secretaria de Educação, desde 2013, oferece formações sobre brincadeiras, jogos e contação de histórias, além de ter adquirido novos brinquedos para as Emebs. “Desenvolvemos e propomos uma série de ações com o objetivo de garantir o direito que a criança tem de brincar. Ao brincar, elas trocam experiências, se socializam, desenvolvem saberes, aprendem a respeitar regras. Que esta data sirva para sensibilizar a comunidade sobre essa questão. A brincadeira é o grande legado da cultura infantil”, ressalta a coordenadora de oficinas da Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Andrea Estevam.

A data
O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1999, com o propósito de promover a conscientização de que a brincadeira deve fazer parte da infância de toda a criança.

De acordo com a organização, brincar é um direito que está protegido por lei. O artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), preconiza a brincadeira como um direito primordial.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/27/secretaria-de-educacao-comemora-o-dia-do-brincar/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original