Exposição ‘Linha D’Água’ chega ao Solar do Barão nesta terça (2)

Publicada em 01/06/2015 às 15:53

O Dia Mundial do Meio Ambiente, na sexta-feira (5), foi criado pelas Nações Unidas para estimular ação e conscientização global em prol do meio ambiente. Em Jundiaí, este ano, o alerta é para o consumo racional da água, com a exposição “Linha D’Água – Travessias oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”, aberta ao público desta terça (2) a sábado (27), no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, com entrada gratuita.

Trata-se de uma mostra fotográfica que reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, que, além de ter realizado mais de 40 viagens oceânicas, tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.

LEIA TAMBÉM
Secretário de Cultura visita exposição de Picasso em São Paulo
Galeria Fernanda Perracini recebe exposição ‘Corpus in Chronus’
Oficina de contação de histórias começa em junho na Pinacoteca

Exposição é composta por fotos das expedições do velejador Amyr Klink

Exposição é composta por fotos das expedições do velejador Amyr Klink

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a média de 100 litros de água por habitante seria o bastante para realização das atividades domésticas e de higiene diárias. O navegador brasileiro Amyr Klink, porém, passou 100 dias num barco a remo consumindo 2,7 litros de água por dia e garante que foi suficiente. Essas e outras curiosidades tornam a exposição imperdível, principalmente em tempos de crise hídrica, em que quanto mais economia, melhor para todos.

“Linha D’Água” é dividida em 3 módulos, que remetem aos três barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. Ao todo são 30 fotos das expedições do velejador, dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens.

Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente. O projeto inclui a distribuição de cartilhas e de catálogos do projeto e, além disso, as visitas à exposição contarão com monitores.

A exposição em Jundiaí tem patrocínio da Air Liquide e apoio das empresas Sapa e Wabco, com projeto viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do PROAC – ICMS – SP). A produção executiva é da D’Color Produções Culturais, de Campinas. A exposição foi inaugurada em 2014 em São Paulo, passou por Itajaí, no estado de Santa Catarina, e inicia a agenda de 2015 em Jundiaí, com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura.

O Solar do Barão fica na Rua Barão de Jundiaí, 762, no Centro. A exposição “Linha D’Água – Travessias oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Mostra fotográfica ralerta sobre o uso racional da água

Mostra fotográfica ralerta sobre o uso racional da água

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/01/exposicao-linha-dagua-chega-a-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original