Conferência alimentar termina com 25 propostas definidas

Publicada em 02/06/2015 às 18:06

A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi finalizada, na última sexta-feira (29) e sábado (30), no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, com 25 propostas definidas. O evento foi organizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Jundiaí (Consean), vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

As sugestões, que serão debatidas agora na etapa regional, foram elaboradas a partir da discussão de três eixos: Comida de Verdade: Avanços e Obstáculos; Comida de Verdade: Estratégia para Conquista e Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan).

LEIA TAMBÉM
Semads discute lei federal sobre convênios com entidades

Grupos foram divididos para debaterem os três eixos

Grupos foram divididos para debaterem os três eixos

Os resultados foram considerados positivos pelo coordenador do Consean, Paulo de Tarso Hebling Meira. “Foi muito bom, porque conseguimos mobilizar um número interessante de representantes da sociedade civil, além daqueles que já participam do conselho, e que estavam dispostos a somar”, disse. Mais de cem pessoas participaram.

O segundo ponto destacado pelo coordenador foi o diálogo realizado entre as secretarias na abertura da conferência e, por fim, a criação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) citada nas propostas de dois grupos.

Marta Regina Spinace, da Etec Benedito Storani, participou do eixo 1 e disse que uma das propostas do grupo foi o retorno da comida aos tempos dos avós. “As pessoas comiam mais vegetais e legumes, não existiam essas comidas rápidas e que fazem tão mal para a saúde”, disse. Além disso, o grupo propôs o aumento das feiras de orgânicos e a redução de preços dos produtos naturais. “Geralmente eles são mais caros”.

A conferência também elegeu delegados, tanto da sociedade civil quanto do poder público, para participar da etapa regional na quarta-feira (10), em Campinas.

Kadija Rodriques
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/02/conferencia-alimentar-termina-com-25-propostas-definidas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original