Estrutura do Geresol é apresentada a vereadores

Publicada em 02/06/2015 às 17:34

Toda a estrutura do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) foi apresentada, nesta terça-feira (2), pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, aos vereadores da cidade. Ele aproveitou a oportunidade para convidá-los para o 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos, marcado para a próxima terça (9) e quarta-feira (10), na sede de campo do Clube Jundiaiense.

A proposta foi realizar uma visita piloto com os parlamentares, já que a ideia é abrir o Geresol para a visita de estudantes e população em geral. “É importante mostrar a eles como é realizado o tratamento dos resíduos na cidade, investimentos e desafios. Os vereadores sempre solicitam informações e, por isso, trouxemos todos para conhecer.”

LEIA TAMBÉM
Congresso Brasil-Alemanha: evento traz especialistas
Jundiaí marca Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos

Durante a visita, Aguinaldo apresentou tecnologias instaladas no Geresol

Durante a visita, Aguinaldo apresentou tecnologias instaladas no Geresol

Participaram o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Roberto Gastaldo, Gerson Sartori, Rafael Antonucci, José Carlos Ferreira Dias, Antônio Carlos Pereira Neto (Doca), Marilena Negro, Valdeci Vilar Matheus, José Adair de Souza, Márcio Pentecostes de Souza e Rogério Ricardo da Silva.Também participaram o secretário de relações institucionais, Liráucio Tarini, e o diretor de assuntos fundiários, Sérgio Dutra.

Aguinaldo destacou a relevância da visita. “Eles estão nas ruas, sabem as necessidades da população e muitas vezes nos trazem demandas que geram resíduos, como a limpeza de algumas áreas. É importante que conheçam como tudo acontece para que possam opinar e contribuir com o processo. O Geresol é retrato da nossa sociedade de consumo. Tudo o que o jundiaiense gera de resíduo vem parar aqui. ”

O secretário frisou ainda que é fundamental que todos conheçam os investimentos feitos tanto na questão de aproveitamento dos materiais do material da construção civil quanto recicláveis e os testes para tratamento da matéria orgânica.

No roteiro da visita, os vereadores passaram pelo laboratório, no qual será iniciada, ainda no próximo mês, a análise de materiais, como os compostos dos resíduos orgânicos, produzidos no próprio Geresol.

Eles conheceram também o equipamento em fase de teste no local, a leira, que faz a compostagem de orgânicos. A tecnologia foi atestada pela Universidade de Braunschweig, da Alemanha, parceira de Jundiaí no projeto I-Nopa, assim como o laboratório.

Ele explicou que o Geresol recebeu ainda um contêiner, também usado para o tratamento de matéria orgânica. Ele será montado nos próximos dias e, em breve, passará a operar.

Os vereadores visitaram ainda a área que recebeu esteiras que tornam a separação dos resíduos da coleta seletiva mais rápida e eficiente. Eles também passaram pela área na qual os resíduos de construção civil são tratados e Aguinaldo falou sobre a reorganização do sistema de caçambas e recebimento de entulhos no Geresol.

Para o presidente da Câmara, Marcelo Gastaldo, a visita foi de aprendizado. “A ideia do secretário foi muito oportuna, já que todas as questões que envolvem o município são cobradas pela população por meio da Câmara. É importante conhecer de perto como o município tem se adaptado à Política Nacional de Resíduos Sólidos e todas as tecnologias que a cidade está recebendo.

Congresso
Renomados profissionais do setor estão na programação, totalmente gratuita, do Congresso Brasil-Alemanha. A realização é da Prefeitura de Jundiaí e Universidade de Braunschweig, da Alemanha. As inscrições já foram encerradas.

A abertura contará com o prefeito Pedro Bigardi. Também é esperado o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Toda a programação está sujeita a alterações e pode ser consultada no site.

Vereadores elogiaram a estrutura do local

Vereadores elogiaram a estrutura do local

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/02/estrutura-do-geresol-e-apresentada-ao-vereadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original