Prefeito inaugura Academia de Saúde no Santa Gertrudes

Publicada em 10/06/2015 às 19:32

A manhã desta quarta-feira (10) foi de festa para os moradores do Jardim Santa Gertrudes. A partir de agora, o bairro passa a contar com a primeira Academia de Saúde da cidade, construída ao lado da unidade básica de saúde. Para marcar essa conquista, o prefeito Pedro Bigardi inaugurou oficialmente o local, durante o Programa Prefeitura em Ação, que nesta etapa está visitando os bairros da região Sul.

CONFIRA AS FOTOS DO PREFEITURA EM AÇÃO NA REGIÃO SUL

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO
Prefeito vistoria obras no Santa Gertrudes

Prefeito entregou o novo equipamento para a população

Prefeito entregou o novo equipamento para a população

A academia de saúde tem como principal finalidade a promoção e a prevenção de saúde. “Esse equipamento segue o conceito de saúde mais ampliado. Não queremos que a saúde seja só hospital, remédios. É bom ver a alegria das pessoas que fazem atividades físicas. Além disso, é um local de encontro, de convivência”, destacou o prefeito.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, disse que o novo equipamento é um marco para a cidade e reafirmou a proposta da atual gestão de promover saúde. “Para isso, temos de investir em outras áreas do cuidado. E esse serviço traz a promoção da saúde para a pauta da cidade. Tenho certeza de que vai trazer muitos benefícios para a população”, disse.

Atividades
A academia já funciona há cerca de um mês. Entre as frequentadoras assíduas está a dona de casa Vera do Espírito Santo, de 62 anos. Moradora do bairro há mais de 35 anos, ela conta que sempre foi adepta da atividade física. “Costumava praticar em um clube da cidade. Mas há um tempo deixei de ser sócia. Para mim, essa academia veio na hora certa. Agora venho aqui quase todos os dias para fazer alongamento”, contou. E emendou: “Não tenho nenhum problema crônico de saúde. Faço atividade física para envelhecer melhor”.

Casarin destacou a importância da promoção e prevenção da saúde

Casarin destacou a importância da promoção e prevenção da saúde

A colega de dona Vera, Doraci Casati Borges, de 65 anos, contou que tinha problemas de pressão e de coração, e que toda semana ia parar no hospital. “Depois que comecei a fazer atividades físicas minha vida mudou. Nunca mais tive crise e precisei ir para o hospital. Agora, isso faz parte da minha rotina.” Para ela, que também já é frequentadora da academia de saúde, o fato de ter um local no bairro é fundamental. “Facilita muito o acesso. Sem contar que a gente encontra as amigas. Virou um ponto de encontro.”

A Academia de Saúde faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), da Diretoria de Ações de Saúde. O espaço conta com salas de acolhimento e de atividades e convivência, e na área externa uma quadra e equipamentos de ginástica. Os educadores físicos Luciano Genari e Marlon Beisiegel e a fisioterapeuta Siane Benachio são responsáveis pelas atividades. Por enquanto, são oito diferentes: meditação, ioga, alongamento, ginástica postural, ginástica funcional, ginástica geral, caminha monitorada e jogos e brincadeiras.

Participaram ainda da cerimônia de entrega o vice-prefeito Durval Orlato, os vereadores Gerson Sartori, José Adair e José Dias, o secretário-chefe de Gabinete, Alan Piccolo e os secretários: de Obras, Júnior Aprillanti; da Educação, Renato Polli; de Transportes, Wilson Folgozi; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini.

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/10/prefeito-inaugura-academia-de-saude-no-santa-gertrudes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original