‘Trançando’ terá praça de alimentação com culinária típica africana

Publicada em 10/06/2015 às 18:14

O Trançando Arte Brasil, evento realizado pela Prefeitura por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), marcado para este domingo (14), às 13h, no Parque da Uva, receberá uma vasta praça de alimentação. A culinária típica, provinda das matrizes africanas, vai estar presente na festa que chega à sua 6ª edição.

A família Almeida se mobiliza para comercializar o famoso acarajé baiano no encontro. Dandara Ruanda de Almeida, de 22 anos, que acompanha a mãe, Mona, como uma das tradicionais baianas, comentou sobre o cardápio que oferecem. “O carro-chefe de nossa barraca é o acarajé, mas também vendemos espetinho de camarão e doces a base de coco.”

MAIS TRANÇANDO ARTE
Para Jaqueline, tudo começou como tradição de família

Praça de alimentação com barracas típicas movimentou o evento em 2014

Praça de alimentação com barracas típicas movimentou o evento em 2014

Dandara conta que já participa do evento há 3 anos com a barraca de comidas típicas. “Gostamos muito de trabalhar lá, mas apreciamos ainda mais, o conceito do encontro cultural.”

Seu Avelino, morador em Francisco Morato e participante do encontro de trançadeiras com barracas de alimentação desde de sua primeira edição, enfatizou sua felicidade ao ser convidado novamente para a praça gastronômica. “Participo do encontro desde o início, esperava ansiosamente o convite para esta edição, quando recebi a ligação fiquei feliz demais.”

O comerciante também falou sobre os pratos que oferece no evento. “Levarei o sarapatel, um ensopado de miúdos de porco tradicional da cultura africana, frango ao curry com leite de coco e outros como a feijoada, farofa e angu.”

Lanches
Já Helen Augusta, mais conhecida como “Nega do lanche”, vem de São Paulo e acrescenta ao encontro seus lanches para os admiradores de carne. “Eu vendo os sanduíches nos tamanhos pão francês e baguete. São muitos os sabores. Tem de calabresa, de mortadela, de filé de frango e o especial de pernil com vinagrete, um dos mais vendidos”.

A coordenadora da Cepppir, Valéria Fonseca, salientou a importância da participação de outras vertentes derivadas da cultura africana no encontro. “Além de fomentar, incentivar e dar visibilidade ao trabalho das trançadeiras, temos como objetivo promover o acesso a toda cultura afro.”

Só em 2014, mais de 7 mil passaram pelo encontro. Esta edição contará com o tradicional desfile de tranças afro e feira de artesanato. Participarão também as atrações: Funk’s Natra, Dj Piggy e a Banda Clube do Balanço, que fará o encerramento.

Barraca de acarajé é uma das mais procuradas no evento

Barraca de acarajé é uma das mais procuradas no evento

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/10/trancando-arte-tera-praca-de-alimentacao-com-culinaria-tipica-africana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original