Oficina de marcenaria urbana movimenta a praça da Matriz

Publicada em 13/06/2015 às 21:50

Com grande atração para o público que passou na manhã de sábado (13) pela praça da Matriz, uma oficina de marcenaria urbana do Urbanismo Caminhável. Desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, o projeto promoveu a construção colaborativa de peças como uma mesa coletiva, um banco comprido, uma poltrona e um banco simples, feitos com pinus autoclavado como teste para melhorias no conforto de pedestres que frequentam o local. Para os organizadores, o aspecto mais surpreendente foi a diversidade de adesões ao evento.

O objetivo foi demonstrar que é possível os cidadãos e cidadãs tomarem iniciativas próprias para melhorar os espaços públicos de sua cidade, dentro de normas orientadas também pelo pensamento participativo. A coordenação coube ao grupo Contain (it), iniciado dentro da tendência contemporânea do reuso de contêineres mas depois levado para o movimento urbanístico relacionado, por exemplo, aos parklets.

LEIA TAMBÉM
Urbanismo Caminhável mostra como estudar a vida pública
Moradores da Nova Esperança realizam sonho de matrícula
Plano Diretor Participativo amplia prazo de novas sugestões
Moradores recebem matrícula definitiva de casas na Vila Maringá

As aulas envolveram técnicos e estudantes

As aulas envolveram técnicos e estudantes

“Estamos com pessoas muito variadas aqui, realmente envolvidas. Nós fomos atraídos pelo trabalho conjunto com madeira e ferro e agora passamos adiante essa possibilidade”, comentou o coordenador de equipe Paulo Modolo.

De técnicos a estudantes ou moradores, os interessados realmente formavam uma boa diversidade. Da área de design de interiores, a estudante do Anchieta, Giovana Mohor, destacou o inusitado da aplicação dessas técnicas no espaço público. E o gerente em logística Vítor Reis, que tem a marcenaria como hobby, apontou a importância de se repensar o pedestre como alvo. As atividades possuem como base o contêiner-oficina na praça Governador Pedro de Toledo (praça da Matriz).

Para a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, o projeto segue uma fase de entendimento pela comunidade. “A proposta é de uma mudança na forma como vemos a mobilidade e a visão pedestre do espaço público”, afirmou.

Mapas afetivos
Outra atividade diferenciada foi agendada nesse projeto da Prefeitura de Jundiaí pelo coletivo paulistano Arte Fora do Museu, que tem o jundiaiense André Deak entre seus integrantes, para a tarde de segunda-feira (15), a partir das 14h. Usando ferramentas tecnológicas, o projeto de Mapas Afetivos parte do conceito de que cidades não são feitas apenas de concreto, mas sobretudo de pessoas e suas histórias, sendo possível criar mapas com elas.

“Pessoas ocupam um território e é nele que suas vidas acontecem. E as histórias nos conectam uns aos outros. Trazem empatia ao dia a dia. Assim, um lugar que não era importante talvez mereça ser preservado, se soubermos que faz parte da narrativa de uma mãe e sua filha, ou de um casal que se apaixonou. Este foi o ponto de partida para construirmos o projeto Mapas Afetivos. Ao exercício de mapear, que é antigo (mapas estão entre os pictogramas mais antigos do homem), reconhecemos a nós mesmos quando sabemos onde estamos. Talvez por isso, milhares de anos depois de deixarmos as cavernas, ainda gostamos de desenhar mapas”, resume.

A proposta usa a técnica de mapeamento desenvolvida pelos argentinos do coletivo Iconoclasistas. Cada um dos oficineiros vai escolher imagens, ícones ou realizar desenhos e colagens sobre mapas da cidade, destacando espaços importantes para suas histórias de vida. Lugares que às vezes são considerados periferia, podem se mostrar centrais para muitas vidas. “Quem é que determina onde é o centro de um mapa, afinal?”, é a questão.

Na oficina redescobre-se a cidade e o entorno com um olhar estrangeiro – o olhar do outro. Fica o convite para também participar e revelar onde sua memória se conecta com lugares, ruas e bairros. Para construirmos juntos a memória coletiva das cidades.

O agendamento de propostas de atividades pode ser feito pela comunidade no próprio contêiner-oficina da praça da Matriz ou pelo e-mail urbanismocaminhavel@jundiai.sp.gov.br.

Modolo foi um dos líderes da atividade na praça da Matriz

Modolo foi um dos líderes da atividade na praça da Matriz

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/13/oficina-de-marcenaria-urbana-movimenta-a-praca-da-matriz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original