Questão de gênero fica fora do Plano Municipal de Educação
Publicada em 13/06/2015 às 17:19O Plano Municipal de Educação (PME) foi avaliado por um grupo de trabalho do Executivo e, nesta segunda-feira (15), será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação antes de seguir para apreciação da Câmara Municipal. O PME segue as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação e estabelece um amplo debate sobre a desigualdade ética racial e regional, deixando de fora a questão de gênero.
O PME é composto por uma introdução, que aborda a caracterização do município (histórica, populacional, geográfica e econômica) e a caracterização da rede de ensino do município, composta pela rede particular, municipal e estadual. Em seguida, seguem-se cinco eixos básicos: Educação Básica, composta pela Infantil, Fundamental, Média, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, e Educação Profissional e Tecnológica em nível médio; Ensino Superior; formação e valorização dos profissionais da Educação; gestão democrática; e financiamento e gestão de recursos. “Esse é o escopo do Plano em seu âmbito geral”, explica o secretário de Educação, José Renato Polli.
LEIA TAMBÉM
Prefeito visita duas escolas do Santa Gertrudes
Obras em escolas vão gerar mais de 700 novas vagas
Com relação à Educação Infantil, a Secretaria vai cumprir um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Juiz da Infância e Juventude, Ministério Público e Promotoria, que prevê oferta de mais 700 vagas em creches para este ano, mil em 2016 e mais mil em 2017.
“O PME tem como objetivo discutir a educação na cidade para os próximos dez anos e traçar metas e estratégias como uma política de estado e não de governo e que se estenda à rede municipal, estadual e o setor privado de educação básica e superior“, comlenta Polli.
Durante a elaboração do plano, ocorreram duas plenárias iniciais, com palestras do professor César Nunes, da Unicamp, depois duas plenárias temáticas, que discutiram financiamento na educação e educação básica, uma plenária para discutir a estruturação do plano e uma plenária final, com mais de 50 delegados eleitos, que votaram o texto-base encaminhado para a Prefeitura.
Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original