Empresa criada na Fatec faz passeio por ‘terras dos irmãos Arens’

Publicada em 15/06/2015 às 16:45

Criada em 2013 por estudantes da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec), a empresa Tour Jundiahy promove, no próximo domingo (21), a partir das 9h30, um circuito com monitores com o nome de “Um Passeio pelas Terras dos Irmãos Arens”, destacando o bairro consolidado no século XIX como um polo de mudanças históricas marcadas ainda hoje pela presença de mercados, igrejas, museus, mesquitas e antigas fábricas têxteis.

LEIA TAMBÉM
Oficina de marcenaria urbana movimenta a praça da Matriz
Mutirão de voluntários faz limpeza em trecho do rio Jundiaí-Mirim

A Vila Arens vista do Escadão em meados do século XX

A Vila Arens vista do Escadão em meados do século XX

“É uma iniciativa interessante, porque busca o enorme potencial de turismo receptivo que os próprios moradores da cidade ainda desconhecem”, afirma a diretora de turismo Marcela Moro, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, que recebeu informações sobre a proposta.

De acordo com Ricardo Silva, coordenador do projeto, o ponto de encontro será às 9h30 na Estação Ferroviária, junto ao Terminal Vila Arens, ela mesma um patrimônio da ferrovia inglesa de 1867, e o custo é de R$ 30 por pessoa em inscrições no endereço eletrônico tourjundiahy@gmail.com.

Entre os destaques previstos no roteiro, estão locais como a Argos Industrial, a Mesquita Islâmica, o Mercadão da Vila Arens e outros pontos.

O foco para a importância histórica do bairro, evidenciado por depoimentos e palestras técnicas no projeto de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta (também da Prefeitura de Jundiaí, pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente) é reconhecido como inspiração pelos idealizadores da proposta.

“É um dos mais importantes patrimônios jundiaiense. Resgatar a memória deste monumento está sendo também resgatar a memória de Jundiaí, e, por isso, passaremos pelas Terras dos Irmãos Arens afim de mostrar ao visitante toda esta riqueza deixada pelos imigrantes”, afirma Ricardo.

Com uma média de 20 mil visitantes semanais, em especial na área gastronômica e rural, Jundiaí ainda tem um grande potencial turístico em suas áreas históricas e urbanas e a iniciativa acredita que a sensibilização da comunidade para seus valores e memória é parte desse processo.

A proposta, desenvolvida anteriormente com foco mais educativo por escolas, faculdades, rallies fotográficos ou portais digitais (como Jundiahy), é divulgada pelo grupo como sendo agora marcada por curiosidades ao longo do caminho. Outras informações podem ser obtidas em (11) 99101-9282.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Acervo/Centro de Memória


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/15/empresa-criada-na-fatec-faz-passeio-por-terras-dos-irmaos-arens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original