Centro de Inovação Tecnológica é credenciado no sistema paulista

Publicada em 16/06/2015 às 16:33

O Centro de Inovação Tecnológica de Jundiaí (CITJUN), estrutura inicial do futuro Parque Tecnológico, está oficialmente credenciado na Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec). Esse passo era aguardado como decisivo pela Prefeitura de Jundiaí para o prosseguimento dos preparativos de sua implantação.

Confira a Revista do Centro de Inovação

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, esse passo do CITJUN no sistema estadual representa um novo avanço. “Com o credenciamento, podemos dar andamento ao cronograma de implantação do parque que já tem projeto de construção completamente aprovado pela Prefeitura”, afirma.

LEIA TAMBÉM
Prefeito inaugura nova casa do PAT e Banco do Povo

Para Cereser, o credenciamento representa um avanço rumo ao Parque Tecnológico

Para Cereser, o credenciamento representa um avanço rumo ao Parque Tecnológico

Entre essas medidas, o projeto de terraplanagem está sendo analisado na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para a autorização de início das atividades no terreno.

Com a conclusão dessas duas etapas, serão encaminhadas as obras de terraplanagem, arruamento e drenagem do terreno acompanhadas pelo diretor de ciência e tecnologia da Secretaria, José Dimas Gonçalves, também presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Credenciamento
O novo passo operacional representa o reconhecimento pelo Estado da definição do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (Sincomercio) como gestor externo do Centro de Inovação Tecnológica de Jundiaí (CITJun), conforme resolução publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (10).

Com a medida, Jundiaí torna-se a primeira cidade credenciada na RPITec. “É com grande satisfação que informo que o CITJUN foi credenciado na rede. Fico orgulhosa, pois a cidade foi pioneira”, assinalou Margarete A. O. Lopes Leal, da subsecretaria de ciência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em comunicado.

Gestão conjunta
Mediante convênio com a Prefeitura de Jundiaí, o Sincomércio foi autorizado pelo governo estadual a gerir a Incubadora Tecnológica e o Centro de Inovação, partes essenciais da fase inicial do Parque Tecnológico. Além da gestão do espaço físico, a entidade ficará responsável pela capacitação de incubados, treinamento de profissionais e assessoria técnica para as empresas.

O credenciamento é pauta da próxima reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), agendada para a quinta-feira (25) no auditório do Paço Municipal. Instituído em agosto de 2014 pelo prefeito Pedro Bigardi, é composto por 30 membros entre representantes do poder público, sociedade civil, sindicatos, universidades e demais instituições.

Parque Tecnológico
O projeto do parque é uma das metas do governo Pedro Bigardi e representa o maior esforço da história da cidade em reunir na mesma área centenas de empresas de base tecnológica e departamentos de inovação e pesquisa, com objetivo de desenvolvimento social. A área deve integrar iniciativa privada, instituições de ensino acadêmico e o poder público em busca de sinergias.

Viviane Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/16/jundiai-credencia-centro-de-inovacao-tecnologica-no-sistema-paulista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original