Zeca da Casa Verde será homenageado em roda de samba
Publicada em 17/06/2015 às 16:27Mais uma edição da Roda de Samba Bumbo do Japi será realizada neste domingo (21), às 15h, no Barracão Cultural de Capoeira Idalina, com a participação do poeta Akins Kinte, renomado representante da cultura afro-brasileira dentro do universo literário. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária. A entrada é gratuita.
Na ocasião, será exibido o documentário “Zeca: o poeta da Casa Verde”, que revela a trajetória de vida do sambista da década de 1970, que marcou história nas escolas de samba Rosas de Ouro e Morro da Casa Verde com seus enredos.
LEIA TAMBÉM
2º Encontro de Motociclistas chega a Jundiaí em julho
Polytheama recebe João Carlos Martins em apresentação gratuita
O filme é feito com imagens e depoimentos de Tonikinho Batuqueiro, Jair Rodrigues e integrantes da Rosas de Ouro. O documentário também aborda questões como as manifestações da cultura negra, a marginalização dos sambistas, a origem das escolas de samba e a comercialização do Carnaval.
“Essa roda é especial. Vamos exibir um documentário de um dos sambistas que estudamos, produzido pelo Akins Kinte, que vai contar um pouco de como foi a produção do filme. É uma oportunidade bem legal para quem ainda não conhece o projeto Bumbo participar desta vez”, comentou João Fernandes, músico que integra o Bumbo do Japi.
Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, falou sobre a iniciativa de apoiar o projeto que já se consolida no cenário cultural de Jundiaí. “A Secretaria de Cultura procura incentivar projetos como esse, que buscam reviver as tradições culturais tão valiosas para a formação cultural e social das comunidades.”
O Barracão Cultural de Capoeira Idalina fica na Rua General Martins Francisco Cruz, 96 – Jardim Ana Maria – Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
18/05/2025
Dia da Coxinha: Jundiaí é destaque na produção de delícia da gastronomia brasileira
-
15/05/2025
Primeira turma encerra formação da Rota Turística Afro e recebe certificação com o ‘Selo Baobá’
-
11/05/2025
Cultura abre inscrições para credenciamento de uso das salas de espetáculo municipais
-
10/05/2025
Cultura promove apresentação de oficinas e abre novas vagas no Vista Alegre e bairro dos Fernandes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original