Urbanismo Caminhável promove oficinas de ‘parklets’ no Centro

Publicada em 18/06/2015 às 17:41
Evento apresenta o objetivo de "minipraças" para conforto de pedestres

Evento apresenta o objetivo de “minipraças” para conforto de pedestres

Depois da movimentada oficina de mobiliário urbano no sábado (13), a Prefeitura de Jundiaí prepara, dentro do projeto Urbanismo Caminhável, no Centro, as oficinas de “parklets” para a tarde desta sexta-feira (19) e para a manhã de sábado (20), no mesmo local da base no contêiner-oficina na praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz. A participação é aberta a todos os interessados e será realizada pelo Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain (it).

“É uma metodologia de aprendizado, de mudanças no olhar de técnicos e moradores sobre a cidade buscando uma escala mais humana como orientado pelo prefeito Pedro Bigardi”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

LEIA TAMBÉM
Plano Diretor recebe mais de 200 propostas
Regularização se aproxima a 600 mil metros quadrados
Habitação social ganha novo olhar com Plano Diretor Participativo

Os parklets são uma espécie de mini-praças que podem ser criadas no espaço de uma ou duas vagas de estacionamento, ampliando o fluxo de pedestres por determinado trecho pela oferta de conforto. Ainda sem locais definidos, possuem duas experiências a ser testadas como previsto no projeto custeado por contrapartida privada.

As oficinas serão das 15h às 17h, na sexta-feira (19), e das 10h às 12h, no sábado (20), e devem contar com a orientação de Guilherme Ortenblad, de Thaísa Froes e de Lincoln Paiva, um dos pioneiros dessa metodologia no País.

Reversão de rumos
Na oficina de sábado (13) sobre mobiliário urbano
, a proposta mostrou aos participantes que é possível reverter os riscos de degradação do espaço público coletivo com intervenções planejadas. Um dos testes, usando madeira autoclavada, transformou os bancos de cimento chamados popularmente de “antimendigos” em bancos mais confortáveis com apoio para braços e costas.

No método, chamado de prototipagem, as intervenções são temporárias e avaliadas posteriormente pelos moradores e técnicos de forma participativa antes de uma implantação definitiva. Também foi criada uma mesa coletiva para uso de frequentadores da praça, analisada anteriormente em uma oficina de leitura sociocomportamental.

Oficina de marcenaria urbana mostrou ser possível melhorar espaços públicos

Oficina de marcenaria urbana mostrou ser possível melhorar espaços públicos

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/18/urbanismo-caminhavel-promove-oficinas-de-parklets/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original