Prefeito abre a 1ª Semana de Conscientização sobre Drogas

Publicada em 21/06/2015 às 14:32

O prefeito Pedro Bigardi abriu na sexta-feira (20), em ato realizado no plenário da Câmara Municipal, a 1ª Semana Municipal de Conscientização Sobre Drogas. Com diversos eventos programados até a sexta-feira (26), a iniciativa é do Conselho Municipal Antidrogas de Jundiaí (Comad). A abertura também contou com a presença de representantes das Secretarias de Saúde, Esportes e Lazer, e da Cultura, do Coordenação Estadual de Políticas sobre Drogas e do Fundo Social de Solidariedade.

“É uma questão que envolve todas as políticas públicas municipais, sem dúvida. É claro que áreas como saúde ou assistência social possuem estruturas específicas, mas quero aproveitar a proximidade dos Jogos Regionais que chegam em 1º de julho para lembrar como aprendi que o esporte traz disciplina, assim como a cultura traz ideias, criatividade e sonhos de vida. Como jundiaiense há mais de 50 anos vejo que enfrentamos esse problema que é de todas as cidades brasileiras e também vejo exemplos de pessoas que conseguiram superar como uma referência. Que tenhamos bons momentos nesta semana”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Conselho da Cidade recebe análise de governo
Saúde estende vacinação da gripe para toda a população
Núcleo de Vigilância Hospitalar discute ações prioritárias

O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura do evento

O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura do evento

Pela Secretaria de Saúde, o médico Douglas Fini Silva, coordenador da rede de urgência e emergência, destacou a complexidade da questão ao envolver praticamente todos os setores de governo e da sociedade e destacou a superação do preconceito e da segregação. “Dentro da ótica do Sistema Único de Saúde (SUS) temos que aplicar os princípios da universalidade, da integralidade e da equidade. O ato de acolher é trazer para perto”, apontou.

Ele destacou ainda os avanços em andamento no atual governo como a implantação do Consultório de Rua e sua equipe de profissionais e os preparativos para o funcionamento 24 horas do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) especializado em álcool e drogas e também para a ala psiquiátrica hospitalar, assim como a capacitação contínua dos agentes comunitários de saúde e a ampliação da abrangência das equipes dos Núcleos de Apoio de Saúde da Família (NASF).

O vereador Rafael Purgato, em nome da Câmara Municipal, falou sobre a importância da iniciativa diante de uma preocupação cotidiana dos parlamentares e da sociedade. “Como professor, sei que essa tragédia do abuso de drogas ronda até os estudantes e esperamos que possa contribuir para melhorar os meios de enfrentamento do tema”, destacou.

Debate
O vice-presidente da Coordenação Estadual de Políticas Sobre Drogas, Luís Carlos Rossini, elogiou a iniciativa de Jundiaí e afirmou que é preciso analisar os dois campos da questão formados pelas drogas lícitas e ilícitas. Sobre as lícitas, ele lembrou de avanços recentes, como a lei antifumo, que baniu o cigarro de lugares fechados e a lei seca, que tornou mais rigorosa a proibição de uso de bebidas alcoólicas na direção de veículos (ou da recente mudança legal promulgada em março pela presidente Dilma Rousseff para punir fornecimento de bebidas a menores). “E nas ilícitas temos o desafio do crack por um lado e o debate sobre legalização, no caso da maconha, que cresceu na sociedade”, afirmou.

A abertura foi ressaltada por Ednaldo Fernandes, presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Jundiaí (Comad), pelo fato de que é a primeira vez que acontece em Jundiaí, embora seja uma data nacional promovida em todas as cidades com conselhos desse tipo. “É preciso vermos as discussões que ocorrem no País sem perdermos de vista as problemáticas locais, mostrando também os mecanismos que existem para enfrentarmos esse problema. É uma semana para reflexão”, apontou.

Estiveram na abertura, entre outros, os secretários: de Cultura, Tércio Marinho; e de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; o assessor especial para assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, a titular da Coordenadoria da Mulher, Marilza Campos e o vereador Rogério Ricardo da Silva.

A programa da semana prosseguiu no sábado (20), com caminhada a favor da conscientização no Eloy Chaves, zumba no Centro e teatro no Residencial Jundiaí, e neste domingo (21), com zumba no Parque da Cidade. E prossegue durante toda a semana.

Confira a programação:

Segunda-feira (22)

  • 19h – Capacitação de Educadores Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no Complexo Argos (Auditório Elis Regina);

Terça-feira (23)

  • Das 8h às 22h – Dia dedicado a realização de atividades relacionadas à temática, nos equipamentos educacionais;

Quarta-feira (24)

  • Das 8h às 17h – Dia dedicado a realização de atividades relacionadas à temática, nos equipamentos de saúde e assistenciais;

Quinta-feira (25)

Sexta-feira (26)
14h – Encerramento da Semana, com palestras, no Complexo Argos (auditório Elis Regina).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/21/prefeito-abre-a-1a-semana-de-conscientizacao-sobre-drogas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original