Prefeito anuncia reforma e PM na Praça dos Andradas
Publicada em 22/06/2015 às 16:39O prefeito Pedro Bigardi anunciou nesta segunda-feira (22) a reforma do casarão e revitalização da Praça dos Andradas, no Centro. O local vai abrigar a 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), que atualmente ocupa um prédio alugado na rua Leonardo Cavalcanti. A execução da obra é uma contrapartida de empreendimento dentro do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e faz parte do programa Prefeitura em Ação da Região Central.
Segundo Bigardi, a obra resolve um problema de segurança naquela região e devolve o prédio, de relevante valor histórico para a população. “Ter a presença física da Polícia Militar num local de visibilidade, como é a Praça dos Andradas, e de fácil acesso à população, é importante para reforçar a segurança na região central. Com a reforma do casarão e revitalização da praça, será mais um espaço que já era do povo e que volta para ele.”
LEIA TAMBÉM
Prefeito visita primeiras obras do Complexo Jundiaí
Prefeito entrega matrículas individualizadas no Água Doce
O prefeito destacou que a obra faz parte do conjunto de ações de revitalização da região central, a exemplo de investimentos como o projeto Urbanismo Caminhável, a instalação da base da Guarda Municipal na Praça Governador Pedro de Toledo, a recuperação das praças, melhorias na iluminação, recuperação da Ponte Torta e revitalização do Escadão.
Para o comandante da 1º Cia. do 11º BPM/I, capitão Luís Liberato do Nascimento, a transferência da corporação para o edifício da Praça dos Andradas representa um ganho para o efetivo e para a população. “Atualmente ocupamos um prédio alugado que não atende mais às necessidades. A transferência para a Praça dos Andradas será um ganho em termos de qualidade de vida para os policiais, que terão mais espaço físico, e para a população que será melhor atendida. Além disso, a praça será revitalizada e devolvida à comunidade, resolvendo problemas de segurança no local”, afirmou.
Segundo o coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, a transferência da 1ª Cia. do 11º BPM/I para o casarão da Praça dos Andradas cumpre a meta 15 do Plano Municipal de Segurança e Cidadania.
A notícia foi bem recebida pelo comerciante Luigi Buongiorno, que há 17 anos mantém um café na rua Senador Fonseca, em frente à Praça dos Andradas. “É uma obra maravilhosa, primeiro porque vai melhorar a aparência do local e outra que a vinda da Polícia Militar vai inibir a criminalidade”, disse.
Reforma
Construído em 1941 para ser o Centro de Saúde de Jundiaí, o casarão da Praça dos Andradas, como é conhecido, já abrigou a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semads) e o Centro de Memória de Jundiaí. Atualmente, o edifício encontra-se no Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC) e está em processo de tombamento pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e aprovado pelo Compac, o projeto de reforma tem por objetivo adaptar o edifício para as necessidades do batalhão, mantendo as características originais. Internamente será feita a reforma dos ambientes, e instalações elétricas e hidráulicas. Serão construídos no pavimento térreo vestiários masculinos e femininos, alojamentos, refeitório, copa e sala para descanso. O pavimento superior será destinado ao expediente diário, bem como sala do subcomando e sala de aula. Na parte externa será feita pintura do prédio, revitalização e paisagismo da praça pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Orçada em aproximadamente R$ 390 mil, a obra é uma contrapartida do EIV da TZH Empreendimentos e Participações Ltda.
O anúncio das obras pelo prefeito foi acompanhado pelo vice-prefeito Durval Orlato; pelo coordenador executivo do GGIM José Carlos Pires; pelos secretários de Cultura, Tércio Marinho; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; de Obras, José Roberto Aprilantti Júnior; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser; chefe de Gabinete, Alan Piccolo; diretor presidente da DAE, Jamil Yatin; comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari; diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; diretor presidente da Iprejun, Eudis Urbano dos Santos; e pelos vereadores Carlos Pereira Neto (Doca) Márcio Pentecostes de Souza e Leandro Palmarini.
Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
16/05/2024
Novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural são eleitos
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
Baixe as fotos desta notícia na resolução original