Terra Nova inicia debate sobre rota turística
Publicada em 23/06/2015 às 14:28Como em outros bairros da cidade, a região da Terra Nova está sendo avaliada como potencial rota turística. Um encontro realizado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo mostrou que o bairro rural abriga ainda uma forte identidade cultural e também diversos empreendimentos e potencialidades relacionadas com esse setor da economia, marcado por perspectivas de sustentabilidade.
CONHEÇA O NOVO SITE DO TURISMO
“Estamos trabalhando muito em Jundiaí para fomentar os polos regionais. Não queremos fomentar apenas produtos, mas todos os setores envolvidos, inclusive o senso de comunidade”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.
LEIA TAMBÉM
Unifrutas promove dia de inovação agrícola
Jundiaí é escolhida para sediar etapa do ‘Sabor de São Paulo’
Troca de prêmios do ‘Sabores de Jundiaí’ começa com grande procura
A Prefeitura de Jundiaí, com a Diretoria de Turismo, já está delineando oficinas técnicas no segundo semestre em parceria com setores como o Museu Histórico, da Secretaria de Cultura. Os primeiros debates sobre essa região apontaram aspectos ambientais e culturais que serão abordados novamente em encontro marcado para o dia 21 de julho, no próprio bairro. As definições acabam sendo feitas de maneira participativa.
Participaram do encontro a diretora de Turismo, Marcela Moro, as técnicas Edileine Leone e Valéria de Oliveira, o operador turístico José Luiz Rizzato (Circuito das Frutas), a coordenadora Ana Lívia Reis (Senac Jundiaí) e os empreendedores locais Sandra Pavan (Clamar), Isabel Harder (Viveiro Terra Nova), Romualdo Paes (Bookafé), e Marcela Pavan (Boutique do Porco).
“Há muitas ideias a ser discutidas. O próprio nome do bairro, que de acordo com o José Luiz Rizzato tem a ver com a ocupação posterior da área em relação à estrada colonial para Pirapora, vai ser tema de aprofundamento”, comentou Marcela Moro.
O trabalho faz parte dos esforços de fortalecimento do turismo urbano e principalmente rural em Jundiaí, que incluem a criação do fundo específico, dos estudos sobre cicloturismo e outras medidas em andamento.
Rotas em estudo
A iniciativa das rotas surgiu dos próprios produtores e agentes do setor. Já há estudos também na região dos bairros do Caxambu, Toca e Roseira para a chamada Rota da Uva e do Vinho.
As demais em estudo são a Rota Eco Rural, na região da Serra do Japi; a Rota das Tradições Italianas, na região do Traviú; e uma outra chamada Rota do Café e da Ferrovia, no Centro.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original