‘Japito’ é mascote de exposição do Museu Solar do Barão

Publicada em 24/06/2015 às 15:48

A exposição “Três Rios: uma paisagem – os rios Jundiaí, Guapeva e Córrego do Mato no patrimônio cultural da cidade”, do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, já tem o nome de seu mascote definido. Ao todo, 922 pessoas votaram nas três opções de nome: Kiko, Guapevinho e Japito.

O nome vencedor, com 346 votos, foi “Japito”, em homenagem à Reserva Biológica da Serra do Japi, detentora de 7% da formação original da Mata Atlântica no Interior do Estado de São Paulo.

“Guapevinho” foi inspirado no Rio Guapeva, um dos ilustrados na exposição, e recebeu 260 votos. Já “Kiko”, sugerido em memória de Kiko de Mateo, um dos maiores defensores do patrimônio ecológico, cultural e histórico de Jundiaí, ficou com 252 votos. Votos nulos e brancos totalizaram 64.

LEIA TAMBÉM
Terra Nova inicia debate sobre rota turística
Terceira edição da Roda de Causos será no Vista Alegre
Maestro João Carlos Martins se apresenta no Polytheama

"Japito" foi eleito com 356 votos

“Japito” foi eleito com 356 votos

Segundo Shari Almeida, museóloga e mestre em conservação e restauro, a ideia de se ter um mascote para exposição surgiu da inspiração na Sala de Ação Educativa do CSJ (Companhia de Saneamento de Jundiaí). “Pensamos em ter um aquário durante a exposição, igual ao do CSJ, e achamos que os visitantes gostariam bastante da ideia de poder participar da exposição de forma interativa pela eleição do nome do mascote.”

A museóloga ainda contou como ocorreu o processo seletivo. “Primeiro convidamos funcionários da Secretaria de Cultura a dar sugestões de nomes de peixes. Depois, fizemos o levantamento dos que foram mais sugeridos e chegamos aos três mais votados. E foram estes três nomes que disponibilizamos para que os visitantes votassem.”

O símbolo é referência ao peixe “Bagre Jundiá” que deu origem ao nome da cidade. A votação durou um mês e era possível participar através da visita à exposição, que começou na 13ª Semana de Museus, em 19 maio (o encerramento será em 12 de setembro).

Entre os objetos expostos, destacam-se um aquário com bagres jundiá, fotografias e uma seleção de históricas ferramentas e vasilhames relacionados ao tópico “água”, disponibilizado pela parceria com a empresa DAE.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. As visitas são de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 13h. A entrada é gratuita. Para mais informações (11) 4521-6259 ou 4586-8414.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/24/japito-e-mascote-de-exposicao-do-museu-solar-do-barao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original