Com Sistema Eletrônico, Jundiaí ganha pioneirismo nacional

Publicada em 26/06/2015 às 15:14

Uma rápida assinatura em um documento oficial. O gesto, realizado nessa quinta-feira (25) pelo diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Gilberto Novaes, credenciou Jundiaí a entrar em seleto time de cidades em todo país. Tudo porque documento e assinatura existiam apenas em ambiente virtual. A novidade é conhecida como Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e chega à Prefeitura de Jundiaí por meio de um convênio firmado entre a administração municipal e o Tribunal Regional Federal (TRF-4).

“Nosso objetivo é fazer com que todos os processos internos, assim como o acesso a eles, sejam inteiramente eletrônicos. É uma grande praticidade e um ganho de tempo significativo. O servidor pode se conectar ao sistema através de diversas plataformas, como tablet ou celular. De início, estamos em fase de testes com as rotinas da Cijun, mas queremos expandir essa facilidade para todo universo da Prefeitura”, previu Gilberto Novaes.

LEIA TAMBÉM
Decola Inovação é o lema de feira inédita no interior

Assinatura digital vai agilizar tramite de processos internos

Assinatura digital vai agilizar tramite de processos internos

Com o ritmo das dinâmicas internas ganhando velocidade digital, o cidadão também sairá ganhando. “O retorno das demandas deve ser concluído em menos tempo pelo trâmite digital”, complementou Gilberto.

Passo à frente
Jundiaí, agora, é uma das primeiras a dispor da tecnologia, implementada desde a segunda-feira (22). De lá para cá, todos os documentos enviados e recebidos internamente pela Cijun estão sendo encaminhados e respondidos com assinatura digital.

A expectativa é que, em pouco tempo, todo o Paço Municipal esteja com o SEI operando entre os setores, o que agilizará o trabalho dos servidores públicos, além de contribuir sensivelmente com a diminuição do papel, já que a análise será feita em ambiente virtual, sendo desnecessária a presença de um secretário, por exemplo, no gabinete para despachar processos.

“Este projeto é interessante porque agiliza os procedimentos e processos. Também é uma mudança cultural no trabalho dos servidores”, ponderou o gerente de projetos da Cijun, Celso Monteiro.

A ferramenta foi cedida sem custo à cidade, assim como vem sendo feito em outras instituições administrativas.

Thiago Secco
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/26/com-sistema-eletronico-jundiai-ganha-pioneirismo-nacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original