Oficina discute definição de ‘paraciclos’
Publicada em 01/07/2015 às 14:25A discussão sobre alguns locais prioritários de Jundiaí para a instalação de pontos de suporte físico para apoiar e prender a bicicleta, os “paraciclos”, é o tema da oficina marcada para este sábado (4), das 10h às 12h, no contêiner-oficina da praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz, no Centro. A promoção é do projeto Urbanismo Caminhável, coordenado pela Prefeitura de Jundiaí.
LEIA TAMBÉM
Plano Diretor leva diagnóstico prévio para Câmara
Oficina destaca reocupação de espaço público por comunidade
Os pontos para orientar a conversa serão: o que você levaria em consideração para escolher um ponto de instalação de um paraciclo e em que local você sente a falta de um espaço para parar sua bicicleta. A prioridade será o centro histórico de Jundiaí, alvo do projeto, mas serão registradas também sugestões em outros bairros.
Em campos variados da cidade, como o convívio humano, a saúde, o ambiente e o clima, entre outros, a caminhabilidade e depois meios como a bicicleta e o transporte público são prioridades a serem alvo de mudanças técnicas e culturais.
Cartograffiti e escolas
O projeto na região central coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e implementado em parceria com Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain(it) tem trabalhado com temas como a análise técnica de trajetos caminháveis, os estudos de futuros parklets (áreas de convívio junto a calçadas), as experiências de marcenaria urbana e os levantamentos emocionais e comportamentais dos espaços públicos.
No mês de julho estão previstas ainda as oficinas da cidade para as crianças, com alunos de escolas públicas, e de tradução visual com grafite de memórias da comunidade.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original