Posto policial na praça dos Andradas é novidade

Publicada em 13/07/2015 às 18:51

As reformas do imóvel situado na praça dos Andradas, no Centro, para sediar a 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), foi o segundo ponto no centro histórico de Jundiaí que recebeu o programa Prefeitura em Ação nesta segunda-feira (13). Além da visita às obras, com conclusão prevista para outubro, o prefeito Pedro Bigardi também participou de evento no lado externo, do projeto Urbanismo Caminhável, para a coleta de memórias e propostas para a revitalização de toda a praça.

LEIA TAMBÉM
Bilhetes Único podem ser recarregados pela internet

A oficina colaborativa reuniu propostas de revitalização da praça e teve visita de Bigardi

A oficina colaborativa reuniu propostas de revitalização da praça e teve visita de Bigardi

“Não podemos mais pensar os espaços públicos sem buscar esse diálogo com a comunidade. E, na região central, essa proposta está sendo aplicada em diversos projetos, de uma maneira inédita na cidade”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi durante a visita.

O projeto da instalação da 1ª Cia, aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac), mantém características originais com adaptações internas e instalações elétricas e hidráulicas, com vestiários masculinos e femininos, alojamentos, refeitório, copa e sala para descanso no pavimento térreo e expediente diário, sala do subcomando e sala de aula no pavimento superior.

O convívio entre o trabalho da área de segurança e o uso comunitária da praça é um grande avanço do projeto, como destacou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município, José Carlos Pires.

A visita contou ainda com os secretários José Roberto Aprillanti Júnior (Obras), Wilson Folgozi (Transportes), Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente), Alessandra Girotto Rodrigues (Administração) e Liráucio Tarini (Relações Institucionais) , o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o superintendente da DAE, Jamil Yatim, o chefe do Gabinete do Prefeito, Alan Píccolo, e outros.

Memória e convivência
A oficina desenvolvida ao ar livre pelo projeto Urbanismo Caminhável trouxe a colaboração de Gustavo Seraphim, do Wiki Praça, e também contou com a presença do especialista Lincoln Paiva e da arquiteta Thaísa Fróes. Entre técnicos, moradores, estudantes e comerciantes vizinhos, o debate sobre “cartografia emocional” apontou para desejos como da volta de um parque infantil, a realização de feiras de arte, os cuidados com a memória do local e muitas outras observações.

De acordo com o arquiteto e historiador Roberto Franco Bueno, o prédio, usado como posto de saúde e construído em 1941, não é o mais antigo. “Na verdade, são dois imóveis. Esse voltado para a praça é anterior e chegou a ser usado como ponto de apoio na Revolução de 1932. Não havia a rua José Romeiro Pereira atrás, o centro praticamente teve um período terminando ruas aqui”, destacou a respeito da praça, que já abrigou serviços culturais, sociais e educacionais.

O próprio prefeito Pedro Bigardi lembrou que em seu trabalho como técnico municipal foi muitas vezes buscar dados estatísticos ali para ajudar no planejamento da rede escolar. “Para mim, tem um certo aroma de educação aqui”, disse ao lembrar com os demais participantes de diversos momentos vividos no local.

A praça dos Andradas, que centraliza uma espécie de “largo” de mesmo nome, é também um espaço democrático no centro histórico da cidade onde cafés se misturam com barbearias, lojas de roupas especializadas se misturam com espaços culturais ou escolas. Para a secretária Daniela da Camara Sutti, do Planejamento e Meio Ambiente, esse diálogo é essencial para a reabilitação do centro histórico da cidade.

Agenda
Entre outras atividades nesta semana, a Prefeitura de Jundiaí vai promover o evento de lançamento da primeira fase da reforma do Centro das Artes na quinta-feira (16), às 19h30, e também o lançamento do primeiro parklet da cidade na sexta-feira (17), às 10h.

Com secretários, o prefeito Pedro Bigardi conferiu obras da futura sede da 1ª Cia da Polícia Militar

Com secretários, o prefeito Pedro Bigardi conferiu obras da futura sede da 1ª Cia da Polícia Militar

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/13/posto-policial-na-praca-dos-andradas-e-uma-das-novidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original