Saúde promove campanha contra hepatites virais em julho
Publicada em 13/07/2015 às 15:18A Secretaria de Saúde de Jundiaí, por meio do Programa Municipal de DST/Aids e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove neste mês de julho a Campanha de Luta Contra as Hepatites Virais B e C. O objetivo é orientar a população sobre a prevenção da doença e incentivar o diagnóstico.
Para isso, o CTA está oferecendo os testes para hepatites B e C, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Mas o Centro de Testagem está à disposição até as 16h, para tirar dúvidas e orientar a população.
O teste é sigiloso e gratuito e o CTA também disponibiliza exames para HIV e sífilis.
LEIA TAMBÉM
Prefeito e diretores da Varian fazem primeira reunião
Caps Infanto-juvenil terá programação especial de férias
Além disso, a Secretaria vai intensificar a divulgação de informações sobre a doença em toda a rede municipal de saúde.
As hepatites virais B e C são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de transplante hepático. Os vírus B e C podem causar inflamação crônica do fígado, normalmente sem sintomas, evoluindo para cirrose hepática e câncer de fígado.
No Brasil, estima-se que milhares de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem do diagnóstico. No Estado de São Paulo, as notificações de 2000 a 2015 contabilizam mais de 68 mil casos de hepatite C e 39 mil de hepatite B.
A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais desprotegidas; da mãe infectada para o filho; do compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam), para confecção de tatuagem e colocação de piercings; de acidentes com material biológico (para os profissionais de saúde e outros); e de transfusão sanguínea realizada antes de 1993.
O diagnóstico precoce da doença tem grande importância na redução da transmissão, no acesso ao acompanhamento clinico e tratamento medicamentoso (com possibilidade de cura) e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
A hepatite B crônica pode ser prevenida pela vacinação – disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – para todas as pessoas até 49 anos e para grupos de maior vulnerabilidade. Até o momento, não existe vacina disponível para hepatite C.
O Centro de Testagem e Aconselhamento fica na rua Conde de Monsanto, 480, no Vianelo. Telefone 4586-2402.
Assessoria de Imprensa
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
-
21/05/2024
Jundiaí vai com delegação de 160 pessoas para Jomi em Campo Limpo Paulista
-
11/05/2024
Futuro centro de referência da infância, no Novo Horizonte, atinge 80% de obras concluídas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original