‘Borandá’ é atração gratuita do Polytheama nesta quarta (22), às 21h

Publicada em 20/07/2015 às 15:09

O Teatro Polytheama apresenta gratuitamente o espetáculo “Borandá”, da Fraternal Companhia de Arte e Malas Artes, nesta quarta-feira (22), às 21h. Com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Ednaldo Freire, a peça retrata, a partir de pesquisa aprofundada no final de 2014, a história dos migrantes que saem de sua terra natal em busca de vida melhor nas metrópoles.

LEIA TAMBÉM
‘Concertos de inverno’: corais são destaque desta quinta (23)
‘Café com Música’ movimenta jardim do Solar no domingo (26)

'Borandá' retrata a história do personagem migrante no Brasil

‘Borandá’ retrata a história do personagem migrante no Brasil

Segundo o autor, o enredo da pesquisa foi exprimido em três sagas teatrais que contam a trajetória do migrante. “A primeira delas, intitulada “Tião”, busca traçar o perfil geral do migrante, seu processo de adaptação ao mundo industrial-urbano, a substituição de uma vida e de uma cultura rurais regidas pelos ciclos da natureza por um regime de trabalho contínuo, que muitas vezes o aliena de si próprio”, afirma Abreu.

A apresentação é antecipada por uma oficina interativa na Pinacotéca Diógenes Duarte Paes

A apresentação é antecipada por uma oficina interativa na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Já a segunda, denominada “Galatéa”, refaz a trajetória mítica dos heróis cômicos populares, que são obrigados a sair de sua terra de origem em busca de algo que lhe foi tirado. “Construído com traços macunaímicos e do grotesco-cômico, Galatéa é expulso do mundo rural e é empurrado em direção ao mundo urbano”, comenta o autor.

A terceira e última saga, “Maria Déia”, traz como protagonista a personagem feminina dentro do processo migratório. “É uma história de exclusão em seu local de origem e local de destino, perda de identidade e, muitas vezes, inconsciência do sentido e valor da própria trajetória.”

Ainda no mesmo dia, além da apresentação da peça Borandá, a Fraternal Cia de Arte e Malas Artes ministrará uma oficina teatral sobre “Comédia Popular” na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, das 15h às 17h. O curso é gratuito e se destina a atores e atrizes amadores ou não, arte educadores e diretores de teatro. Não é necessária inscrição prévia.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 9h. A quantidade limite por pessoa é de 4 ingressos. O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. A Pinacoteca se localiza na mesma rua, nº109. Mais informações no (11) 4586 – 2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/20/boranda-e-atracao-gratuita-do-polytheama-nesta-quarta-22-as-21h/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original