De olhos vendados, estudantes testam ‘sentidos’ no centro histórico

Publicada em 21/07/2015 às 15:30

Uma turma de estudantes da Emeb Rotary Club participou, nesta terça-feira (21), das atividades propostas pelo projeto Urbanismo Caminhável com a equipe de orientadoras do Acupuntura Urbana. Com a proposta de resgatar a descoberta de novos sentidos para a cidade, alguns chegaram a circular vendados com apoio de companheiros de turma para registrar sensações como olfato, audição ou tato na área da praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz.

A experiência foi viabilizada por uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação. Além das professoras Sandra Piovesan (História) e Lurdes Menicci (Inglês) e da coordenadora pedagógica Eunice Pereira, a atividade também foi prestigiada por Claudete Formis, do recém-criado Núcleo de Educação Socioambiental.

LEIA TAMBÉM
Oficina de marcenaria urbana movimenta o Centro
Prefeitura em Ação abre primeiro ‘parklet’ da cidade
‘Cartograffiti’ é tema de oficina do Urbanismo Caminhável

As atividades foram voltadas para a "experiência sensorial" no Centro

As atividades foram voltadas para a “experiência sensorial” no Centro

Para as educadoras, é importante refletir como tornar novamente a cidade mais amigável para crianças e adolescentes. Também estiveram presentes técnicos da área de planejamento da Prefeitura.

Elementos da cidade, em atividades guiadas passaram por outro tipo de percepção

Elementos da cidade, em atividades guiadas passaram por outro tipo de percepção

De acordo com o projeto Acupuntura Urbana, “antes de existirem no mundo fisicamente, todos os espaços públicos ou privados são construídos primeiramente no campo afetivo. Considerar essas memórias é uma forma de reconhecer e validar as pessoas que se relacionam com esse espaço, como seus criadores e, portanto, corresponsáveis por sua existência e eficiência no mundo” e isso pode ser trabalhado com mudanças colaborativas.

Operacionalizaram a atividade as especialistas Inês Fernandes, arquiteta e ativista portuguesa, e Andrea Sender, arquiteta pós-graduada em projetos sustentáveis na França. “Teremos ainda duas outras etapas com eles em outras datas”, comentou Andrea. A expectativa é trazer para Jundiaí um reforço para a busca de relações entre as escolas e a cidade.

De acordo com Thaísa Froes, do coletivo que reúne também Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo e Contain (It) no projeto, a variedade de ações reflete a própria complexidade da retomada dos espaços públicos pela comunidade. Nesse sentido, a adivinhação de direções de olhos vendados ou a “leitura” de placas de praça com os dedos pode ser uma forma de estimular a redescoberta dessa curiosidade de crianças e adultos.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/21/de-olhos-vendados-estudantes-testam-sentidos-no-centro-historico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original