Guarda Municipal usa ‘Big Brother’ para brecar ladrões

Publicada em 22/07/2015 às 18:35

O percentual de carros furtados ou roubados recuperados pela Guarda Municipal no primeiro semestre deste ano cresceu em 18% se comparado ao mesmo período de 2014. O balanço foi anunciado nesta quarta-feira (22).

Os números compravam um salto considerável. Foram 139 veículos recuperados neste ano contra 112 nos primeiros seis meses do ano anterior. O comandante da GM, José Roberto Ferraz, justifica o êxito das ações ao sistema de monitoramento por câmeras adotado pela cidade.

Ferraz, inclusive, lembrou que o “Big Brother” de Jundiaí ganhou projeção nacional e o título de referência no País no jornal “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo. “Os números comprovam que o método é eficaz e que o trabalho da inteligência funciona”, comenta.

ASSISTA À REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM
59º Jogos Regionais têm encerramento de ouro
GM de Jundiaí ministra curso de capacitação na região
A ciclo-faixa dá espaço para eventos neste domingo (26)

O comandante da GM ainda lembrou da força-conjunta entre outras dez cidades, que juntas formaram uma espécie de cinturão digital. “Caso um veículo furtado ou roubado nas cidades que formam a ‘cerca digital’ tenha a placa flagrada pelas câmeras, nosso sistema vai alertar. Hoje temos condições de oferecer uma resposta rápida”, explica Ferraz.

Graças ao sistema integrado digital, a Guarda Municipal conseguiu traçar um mapa das regiões com maiores incidências de casos. O mapa detalha até os horários das ocorrências, o que permite à GM elaborar rondas preventivas de combate a este tipo de crime.

De acordo com a Guarda Municipal, foram atendidas cerca de 7 mil ligações pelo telefone de emergência 153 no primeiro semestre de 2015. Além do número de carros furtados e roubados recuperados, a eficiência do trabalho ostensivo da GM pode ser comprovada com a queda do número de prisões: foram 115 este ano, contra 139 no primeiro semestre de 2014.

Guardas em ação nas ruas de Jundiaí

Guardas em ação nas ruas de Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/22/guarda-municipal-usa-big-brother-para-brecar-ladroes-de-carros/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original