Cia. de Teatro participa de treinamento da Guarda Municipal

Publicada em 23/07/2015 às 15:44

A Cia de Teatro de Jundiaí participou na manhã desta quinta-feira (23) de um treinamento ministrado pela Guarda Municipal de Jundiaí para a corporação de Valinhos. Os oito atores da companhia interpretaram situações planejadas para o módulo “Controle de Tumultos” do curso de capacitação para guardas municipais, obrigatório por lei.

LEIA TAMBÉM
GM de Jundiaí ministra curso de capacitação na região
Guarda Municipal usa ‘Big Brother’ para brecar ladrões

Treinamento incluiu técnicas de manuseio do armamento

Treinamento incluiu técnicas de manuseio do armamento

Entre armas de madeira, algemas e fardas alinhadas, o campo do Parque Municipal de Valinhos ficou repleto de olhares curiosos sobre a ação teatral. A atividade simulou uma abordagem de um carro suspeito que foi prejudicada pela interferência de alguns cidadãos que desceram de um ônibus impossibilitado de circular causando um alvoroço. Na cena, celulares filmavam tudo.

O subinspetor Denis Berni, da GM de Jundiaí, explicou que a aula ministrada ao ar livre é uma forma de os guardas saírem do ambiente interno da sala de aula e sentirem a realidade que as ruas oferecem nessas situações de aglomeração.

O guarda Osvaldo Zuim coordenou as ações e destrinchou cada erro cometido dentro da simulação. Ele falou sobre o desenvolvimento da interação junto aos atores. “Essa atividade possibilitou a chamada de atenção no que se refere ao guarda estar dentro da sociedade e ser parte da comunidade. Aguçou nossos olhos a verem mais que uma farda, a entender que deve respeitar as pessoas independentemente da situação.”

O ator André Farias, da Cia. de Teatro de Jundiaí, encenou um dos supostos bandidos e também um cidadão embriagado. “Foi uma situação estranha sentir a resistência, a força e o constrangimento de passar por uma abordagem como essa. Causa um desconforto, mas nos modifica e completa como atores.”

Atores interpretaram situações para abordagem dos guardas

Atores interpretaram situações para abordagem dos guardas

A atriz Marcela Derpich ressaltou o significado de participar da atividade. “Pudemos perceber como ocorre este tipo de ação. Foi muito legal toda a interação.”

O supervisor operacional da Guarda Municipal de Valinhos, Reginaldo da Silva, falou sobre a importância da atividade para toda equipe de sua cidade. “Tanto para os guardas como para os cidadãos comuns, essas situações permitiram o acompanhamento do nosso dia a dia na rua, do como agimos.”

Sandra Magalhães, guarda municipal de Valinhos, participou ativamente de toda interação e aprovou o treinamento. “Para a gente é uma riqueza essa oportunidade, quanto mais treinamos, mais estamos preparados para atender a população.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/23/cia-de-teatro-participa-de-treinamento-da-guarda-municipal/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original