Coordenadoria de Bem-Estar Animal prepara ações
Publicada em 24/07/2015 às 16:38Uma feirinha de adoção e uma palestra domingo (2 de agosto) e um mutirão de castração sábado (8) são as novidades da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobema) para o mês de agosto.
As duas primeiras ações ocorrem durante o Estimacão 2015. A coordenadoria levará ao Parque da Uva os animais adultos de portes pequeno, médio e grande já castrados, microchipados e vacinados com atestado de saúde para a feirinha de adoção. Durante o evento, também vai ser realizada uma palestra, às 11h30, com o tema da Guarda Responsável.
LEIA TAMBÉM
Plano Diretor avança em sua discussão técnica
Ponte Torta é finalista de prêmio nacional em Brasília
Marcenaria Urbana tem novas oficinas na sexta (24) e no sábado (25)
“Usamos o sistema da Adoção Consciente, em que o adotante reserva um animal, preenche o questionário e então uma ficha de pré-adoção para agendar uma vistoria em sua casa, que pode até receber orientação e adaptações antes da adoção ser validada”, explica o coordenador da Cobema, o médico veterinário Jonathann Franca Ribeiro.
No segundo fim de semana de agosto, é a vez do retorno do mutirão de castração, que acontece na Vila Marlene e deve atender 250 animais que estão na lista de espera e, em parte, de moradores do próprio bairro. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 3 de agosto na unidade de saúde da família (ESF) Vila Marlene. A castração será no dia 8, na Emeb dos Sonhos Prof. Anézio de Oliveira.“É a retomada de uma nova fase da Cobema, que também está concluindo adequações importantes em sua sede”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.
Castração
Além dos mutirões nos bairros, a Cobema realiza às terças-feiras, em sua sede, ações agendadas na fila de espera de castração.
Em março deste ano, o decreto municipal 25.639 (ver páginas 3 e 4) detalhou o público-alvo do setor para ONGs, Protetores Independentes e Munícipes de baixa renda ou incluídos em programas sociais no caso de famílias de baixa renda (até dois salários mínimos).
“Os mutirões de castração são essenciais para manter um controle populacional de cães e gatos”, comenta a protetora independente Renata Prezzoto. O objetivo da Cobema é zerar a fila de espera neste semestre.
O contato dos grupos do público-alvo da Cobema (ONGs, Protetores Independentes e Munícipes de baixa renda inscritos em programas sociais) pode ser feito pelo serviço 156 ou diretamente no serviço, sediado na rua Abraão Farrão, 8, Chácara São Francisco.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
Baixe as fotos desta notícia na resolução original