Curso da Guarda Municipal ensina noções de combate a incêndios

Publicada em 28/07/2015 às 17:37

Guardas municipais da Divisão Florestal ministram nesta sexta-feira (31) treinamento básico de combate a incêndios em matas para funcionários da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho. A atividade está marcada das 8h30 às 12h na Fazenda Ermida, no bairro Eloy Chaves.

“Fizemos uma atividade parecida com o grupo no ano passado e agora vamos relembrar. A sede fica em uma área muito próxima à Serra do Japi e por isso as noções básicas não podem cair no esquecimento”, ressalta o subcomandante da GM e responsável pela Divisão Florestal, o inspetor Paulo Vicente Soares.

LEIA TAMBÉM
Guarda de Jundiaí é campeão mundial de jiu-jitsu
Segurança é ponto alto no Encontro de Motociclistas

Guarda Municipal combate incêndio e faz curso de prevenção em fazenda

Guarda Municipal combate incêndio e faz curso de prevenção em fazenda

Soares explicou que a ideia é fazer uma aula teórica para conscientizar os funcionários de como prevenir a origem de focos na região e como proceder diante de possíveis incêndios. “Depois, vamos simular o incêndio para que eles possam atuar na prática”, antecipa o inspetor.

Com o período de estiagem em seu período mais preocupante, a Guarda Municipal monitora a Serra do Japi por 24h e considera todo tipo de ajuda fundamental. “Uma pessoa bem informada consegue evitar e, principalmente, identificar o grau do incêndio para alertar nossas equipes. Assim, o combate fica mais rápido e efetivo”, destaca Soares.

“Fica o convite para que responsáveis por outras grandes áreas localizadas na região da Serra do Japi nos chamem para um curso como este na Fazenda Ermida. Atividades de conscientização são uma de nossas aliadas”, diz.

Prática
Para o curso desta sexta-feira (31), a Guarda Municipal vai levar seus equipamentos e vai apresentar imagens de como se proceder. No campo prático, vai mostrar como improvisar um abafador com galhos de árvore caso seja necessário.

“No outono muitas folhas caem e há pessoas que as juntam em montinhos e ateiam fogo. Isso é um grande erro. Esse é um dos exemplos de como surge um foco. O correto seria jogar as folhas nas próprias áreas verdes. Apodrecidas, elas se transformam em rica fonte de material orgânico para as plantas”, explica Soares.

Fazendas interessadas em ter obter informações sobre o curso básico de noções de prevenção e combate a incêndios oferecido pela Guarda Municipal devem ligar para o telefone 4492-9090 e falar com o inspetor Soares.

Ivan Lopes
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/28/curso-da-guarda-municipal-ensina-nocoes-de-combate-a-incendios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original