GM e Defesa Civil ensinam técnicas de combate a incêndio em fazendas

Publicada em 31/07/2015 às 16:56

Guardas municipais da Divisão Florestal e representantes da Defesa Civil de Jundiaí ministraram, nesta sexta-feira (31), curso teórico e prático de noções de combate a incêndios em áreas verdes e pastagens para 14 brigadistas das fazendas Ermida e Rio das Pedras.

De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal e responsável pela Divisão Florestal, o inspetor Paulo Vicente Soares, esta foi a segunda vez que a atividade é feira na Fazenda Ermida, no bairro Eloy Chaves, para atender ao pedido da administração da área localizada aos pés da Serra do Japi.

LEIA TAMBÉM
GM mantém alerta para perigo dos balões
Mais 60 guardas vão reforçar efetivo da GM Jundiaí
Guarda Municipal faz campanha contra o uso de cerol
Defesa Civil pede cuidados com a baixa umidade do ar

Técnicas sobre o uso de equipamentos e ferramentas são passadas ao funcionários das fazendas

Técnicas sobre o uso de equipamentos e ferramentas são passadas ao funcionários das fazendas

A fazenda, ligada à Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, tem pouco mais 12 milhões de metros quadrados, sendo 52% de área protegida. “Temos equipamentos e homens treinados para o primeiro combate caso ocorra um incêndio aqui, mas é sempre bom nos atualizarmos e aprender um pouco mais. A GM de Jundiaí e a Defesa Civil têm equipes especializadas, assim todos anos pedimos ajuda para que nossos funcionários possam absorver novas técnicas”, destaca o administrador da Fazenda Ermida, Sinesio da Silva.

Na primeira etapa do curso, o subcomandante Soares e sua equipe de GMs, além do assessor Fernando Salvia Mazzei e outros integrantes da Defesa Civil, explanaram como deve ser feito o ataque a incêndios, o tipo de equipamento e seu uso correto, os cuidados obrigatórios na ação e explicaram que a prevenção é a melhor maneira de evitar catástrofes ambientais.

Depois de tirarem todas as dúvidas, brigadistas das fazendas foram a uma área especialmente preparada para aula prática. Divididos em grupos e equipados com ferramentas e abafador, eles apagaram focos controlados cuidadosamente pela GM.

Foi um sucesso. O mais importante é que no ano passado fizemos um curso parecido apenas para funcionários da Fazenda Ermida. Hoje, funcionários da Rio das Pedras também participaram. Compartilhar ações como essa evitam situações de risco é fundamental”, diz o inspetor Soares.

A Fazenda Rio das Pedras é vizinha à Ermida. Tem 620 alqueires, sendo 217 de área de serra. “É acima de tudo uma área produtiva (frutas) e com pastagens para cerca de 800 cabeças de gado. Temos equipamentos e a brigada, mas conhecer o trabalho da GM, que é referência, e da Defesa Civil é ótimo. Desde 1950, jamais tivemos problemas com incêndio, mas é sempre bom estarmos preparados”, comenta o administrador José Joaquim da Silva.

Fernando Mazzei, da Defesa Civil, voltou a destacar durante o curso desta sexta-feira (31) que o trabalho integrado entre o poder público e os funcionários das fazendas é a melhor forma de se preparar para os incêndios. “A multiplicação das informações e a conscientização são aliadas para que o risco de uma tragédia seja cortada pela raiz. Por isso, essas iniciativas são bem positivas e válidas”, disse Mazzei.

Hora de apagar focos de incêndio de verdade na aula prática desta sexta-feira

Hora de apagar focos de incêndio de verdade na aula prática desta sexta-feira (31)

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/31/gm-e-defesa-civil-ensinam-tecnicas-de-combate-a-incendio-em-fazendas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original