Assistência Social realiza conferência na quarta (5) e quinta-feira (6)
Publicada em 03/08/2015 às 16:05A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam nesta quarta (5) e quinta-feira (6) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, das 8h às 17h30, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. “Pacto Republicano no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” é o tema da conferência, que tem como proposta avaliar uma década do sistema e traçar as metas e desafios para os próximos 10 anos.
“Este ano o SUAS completa dez anos. A medida que nos aprofundamos e aplicamos o sistema, novos desafios surgem. A conferência é o momento de fazer uma avaliação do que já foi feito e traçar as metas para os próximos anos”, explica a secretária da Semads, Rita de Cássia Angarten Marchiore.
Rita conta que o processo de construção da conferência se iniciou nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), debatendo demandas com os usuários. “Nos reunimos com as pessoas e conversamos sobre as perspectivas e desafios da Assistência Social e as propostas serão debatidas na conferência.”
A secretária da Semads destaca ainda a participação da comunidade. “Este ano tivemos o maior número de inscritos em dez anos, foram 250 pessoas, o que nos deixa muito alegres, pois significa que as pessoas querem discutir a Assistência Social.”
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e diretora de Proteção Especial da Semads, Joana de Cássia Prudêncio, a conferência tem o importante papel de traçar o futuro do Suas. “A proposta é avaliar o que conseguimos avançar do que foi deliberado em 2005 e planejar os próximos dez anos com base nas diretrizes tiradas na conferência deste ano.”
Representante dos usuários no Conselho, André Santos dos Anjos, ressalta a importância da participação no debate do Suas. “A expectativa em relação à conferência é que sejam pactuados novos trabalhos e cada vez mais o cidadão se empodere de seus direitos e deveres.”Durante a conferência municipal serão discutidos temas dentro de eixos específicos, como a dignidade humana e justiça social; participação social como fundamento do SUAS; primazia da responsabilidade do Estado; qualificação do trabalho no SUAS; e assistência social é direito.
Viviane Rodrigues
Fotos: Arquivo PMJ
-
14/11/2024
Agenda cultural tem programação gratuita para as crianças
-
14/11/2024
Conselho de Assistência Social abre inscrições para novos integrantes
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
-
09/10/2024
Informe: funcionamento da rede municipal de Educação no Dia do Professor
Baixe as fotos desta notícia na resolução original