Peça infantil deve atrair mais de 1,6 mil alunos da rede

Publicada em 03/08/2015 às 15:46

O Polytheama recebe nesta terça (4) e na quarta-feira (5) a peça “O Treco da Pata Choca”, encenada pelo grupo de teatro “Último Tipo”. As apresentações serão gratuitas e devem alcançar aproximadamente 1660 alunos da rede de ensino básico de Jundiaí, por meio do projeto “Teatro nas Escolas”, que conta com incentivo do Ministério da Cultura, pela Lei Rouanet, e apoio das Secretarias Municipais da Cultura e da Educação.

Realizado desde 2006, em diversas cidades do estado de São Paulo, o Projeto busca colocar as crianças em contato com o mundo da cultura com peças infantis de qualidade. Além de divertir, os espetáculos tornam o aprendizado dos alunos mais rico, ao exercitar a criatividade e a imaginação.

LEIA TAMBÉM
‘Feira da Amizade’ abre inscrições para artistas

Projeto Guri tem vagas abertas para o segundo semestre

Peça infantil apresenta temática socioambiental

Peça infantil apresenta temática socioambiental

A diretora de Teatros, Heloísa Oliveira, ressaltou a importância de fundir às áreas, teatro e educação, no desenvolvimento cultural das crianças. “O projeto forma o público de amanhã. O meio teatral apresenta várias rotinas, que os pequenos só podem conhecer indo ao teatro”, disse.

Suzete Longo Vermiglio, diretora de Ensino Fundamental, falou sobre a parceria das secretarias para incentivar a cultura no período escolar. “Toda a rede de ensino básico participa de ações conjuntas com a Cultura durante o ano todo. Isso amplia, principalmente, o repertório cultural das crianças alcançadas.”

A responsável em coordenar pedagogicamente toda a ação é a pedagoga Marisa Salvo Miotti, que salientou o papel das artes na formação dos pequenos. “Elas evoluem com a dramatização. O lúdico trabalha o imaginário, as experiências sensoriais, conceitos e valores, desperta a consciência coletiva e a vontade de conhecer mais”, destacou.

A peça
O ‘Treco da Pata Choca’ começa com uma explosão e um ovo que rola até o centro do palco. Juntos aos elementos água, ar, fogo e terra, os personagens animalescos atuam na construção de um cenário que representa um ecossistema. Uma pata, uma minhoca dorminhoca, uma tartaruga gari-soldado, o cavalo-marinho e o cavalo magrinho, além de um bicho preguiça e uma libélula, compõem o elenco do espetáculo, que tem duração aproximada de 50 minutos.

Canções compostas pelo grupo "Ultimo Tipo" fazem parte da trilha sonora da apresentação

Canções compostas pelo grupo “Ultimo Tipo” fazem parte da trilha sonora da apresentação

Escolas
Todo o Projeto incluí mais apresentações fora do Teatro Polytheama. As Escolas Municipais de Ensino Básico “Professor José Leme do Prado”, “Professor Isabel Christina Marques”, “Professor Maria José Maia Toledo”, “Professor Beatriz Blattner Pupo” e “Deodato Janski” receberão, respectivamente, nos dias 6, 7, 10, 11 e 12, mais duas apresentações cada.

Na programação do Polytheama, sete escolas serão contempladas. Na terça-feira (4). “EMEB Marcos Gasparian”, “EMEB Irmã Ursula Gherello”, “EMEB João Luís de Campos” e “EMEB Flórida Mestag”. Já na quarta-feira (5), retornam com outras turmas as EMEBs “Marcos Gasparian” e “João Luís de Campos”. As escolas “EMEB Américo Mendes” e “EMEB Janete Ferreira Prado” também compõem o time de expectadores deste dia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/03/peca-infantil-deve-atrair-mais-de-16-mil-alunos-da-rede/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original