Conferência de Assistência Social faz balanço e aponta diretrizes

Publicada em 06/08/2015 às 18:45

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semads) e Conselho Municipal de Assistência Social, terminou nesta quinta-feira (6) com resultados positivos. Foram apontadas 15 diretrizes e eleitos dois delegados e seis suplentes que representarão Jundiaí na conferência estadual em outubro. Cerca de 250 pessoas, entre usuários, representantes do poder público e entidades ligadas à Assistência Social no município, participaram do evento, aberto na quarta-feira (5), no Auditório Elis Regina, Complexo Argos.

Com o tema Pacto Republicano no Suas (Sistema Único de Assistência Social) rumo a 2026: o Suas que temos e o Suas que queremos, a conferência teve como objetivo fazer uma avaliação do sistema que este ano completa uma década e apontar propostas para os próximos dez anos.

LEIA TAMBÉM
Mesa-redonda discute cuidados da Primeiríssima Infância no Polytheama

Semads com os delegados eleitos que representarão Jundiaí na conferência estadual

Semads com os delegados eleitos que representarão Jundiaí na conferência estadual

Dentro do tema central, foram trabalhadas cinco dimensões: dignidade humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do Suas no pacto federativo; participação social como fundamento do pacto federativo do Suas; primazia da responsabilidade de Estado: por um Sistema Único de Assistência Social (Suas) público, universal, republicano e federativo; qualificação do trabalho no Suas na consolidação do pacto federativo; e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

“Foi desafiador, fomos além das propostas específicas para a execução dos serviços sociais na cidade. Trabalhamos não só a realidade local, mas formas de se conectar com os poderes estadual e nacional”, disse a secretaria da Semads, Rita de Cassia Angarten Marchiori.

Durante os dois dias de conferência, os participantes, divididos em grupos, se debruçaram sobre cada uma das dimensões. “Foram apontadas três diretrizes em cada dimensão, totalizando 15 ações que Jundiaí vai levar para a conferência estadual. Trabalhamos muito a questão dos moradores de rua, dos idoso, crianças e adolescentes e a questão da intersetorialidade da Assistência Social com outras áreas como saúde, educação e cultura”, informou Rita.

Também foi votado o apoio à criação da Comissão Local de Assistência Social. “A ideia é ter uma comissão nos bairros que façam uma ligação com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo”, explicou a secretaria da Semads.

A conferência contou com grande adesão dos usuários da Assistência Social na cidade, como Hilton Cesar Costa, que já passou por diversos serviços da rede. “A conferência foi muito positiva, para mim foi uma experiência de vida. Já participei de outras, mas esta foi especial, pela primeira vez os moradores de rua foram ouvidos e conseguimos avançar muito nesta questão”, disse.

Viviane Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/06/conferencia-de-assistencia-social-faz-balanco-e-aponta-diretrizes-para-o-futuro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original