Terra Nova reforça criação de rotas turísticas de Jundiaí
Publicada em 06/08/2015 às 14:01 Com um novo encontro na mobilização de moradores e empreendimentos do turismo rural, o bairro da Terra Nova avançou nessa terça-feira (4) nos preparativos para o surgimento da segunda rota turística de Jundiaí. Nesse projeto, estimulado pela Prefeitura de Jundiaí com perspectiva de autonomia, regiões do município se organizam para valorizar suas características, sua história e sua identidade comunitária.Uma das preocupações apontadas pelos moradores é o cuidado com detalhes como o controle da velocidade de veículos. A valorização da memória do bairro também está em pauta, assim como a construção do esboço de um mapa de atrações turísticas e um movimento pró-associação até o próximo encontro, marcado para a quarta-feira (26).
LEIA TAMBÉM
Cadastro Ambiental Rural (CAR) avança em Jundiaí
‘Pesca Econômica’ divulga calendário do mês de agosto
Cooperativa Agrícola conquista classificadora eletrônica
‘Sexta no Centro’ contempla diversidade de gêneros musicais
Participaram do encontro Aparecida Xavier da Silva (Cida Salgados), Fabiane Garcia Soares (Sítio do Vovô), Iara Barreto (Haras Terra Nova e Bookafé), José Rodrigues (Zé do Café), Marcela Pavan (Pavan Boutique do Porco), Margarete Silva (Margarete Bolos), Ricardo Silva (Tour Jundiahy), Rosilene Delgado de Sena (Cantinho do Chocolate) e Veridiana Soligo e Isabel Hader (Viveiro Terra Nova) e Verônica Pavan (Clamar Conservas). O movimento conta ainda com Mauro Gambini (Pesqueiro Gambini), Ana Lívia Reis (Senac Jundiaí) e outros.
A mobilização ganha características parecidas com a rota mais avançada em seus preparativos, a Rota da Uva, na região dos bairros Toca, Roseira, Caxambu e Colônia. Ambas já possuem perfis experimentais nas redes sociais.Nova agenda das Rotas Turísticas
Na próxima segunda-feira (10), no Paço Municipal, participantes dessas duas rotas turísticas em andamento contam com uma palestra sobre experiências nacionais e internacionais desse modelo de valorização comunitária com a diretora de turismo da da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e especialista, Marcela Moro.
Na outra segunda-feira (17), no Solar do Barão, começam as oficinas sobre memória preparadas pelos técnicos do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, vinculado à Secretaria de Cultura.
Além da Rota da Uva e da Rota da Terra Nova, o projeto de rotas turísticas da Prefeitura de Jundiaí também prevê a construção coletiva de outras no Traviú, na Serra do Japi e no Centro Histórico.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ
-
08/01/2025
Consórcio do Circuito das Frutas elege nova presidência para 2025 e marca presença na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
08/01/2025
Jundiaí se prepara para a Festa da Uva com expectativa de crescimento
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
-
03/01/2025
Prefeitura reforça organização da Festa da Uva com reunião intersetorial das pastas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original