Ação preventiva pretende eliminar criadouros da dengue

Publicada em 07/08/2015 às 18:16

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza, a partir desta segunda-feira (10), em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria Estadual de Saúde, uma ação de intensificação para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O trabalho vai ser realizado por duas semanas, de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 12h. Nos cinco primeiros dias, serão visitados os bairros Jardim Pacaembu, Colônia, Tamoio e Vila Nambi. A previsão é de 1.800 imóveis por dia. A equipe é composta por cerca de 60 pessoas, entre funcionários do Município e Estado.

LEIA TAMBÉM
Saúde e Sesi promovem oficina de alimentação saudável
FMJ debate atendimento de saúde à pessoa com deficiência
Semana do Bebê: pais aprendem a transformar madeira em brinquedos

Ação é preventiva para reduzir os focos no período de chuvas

Ação é preventiva para reduzir os focos no período de chuvas

De acordo com a biomédica do Zoonoses, Ana Lucia de Castro Silva, as áreas foram escolhidas porque registraram muitos casos de dengue neste ano. “Existe a necessidade de eliminação de criadouros. A verificação atual, após o período de transmissão, acontece para avaliar se a população está tomando medidas preventivas para evitar novos casos no período de chuvas.”

Segundo ela, os ovos do mosquito podem durar até um ano sem a presença de água. “É importante realizar esse trabalho preventivo e de orientação, para que os ovos sejam eliminados antes do período das chuvas.”

Na Colônia, por exemplo, foram 123 casos da doença neste ano, de janeiro até julho. No mesmo período, foram 76 no Pacaembu; 23 no Jardim Tamoio; e outros 70 na Vila Nambi, região que inclui Vila Ruy Barbosa e Cidade Nova.

Vale destacar que os agentes estarão uniformizados e com crachá da Sucen e da Prefeitura de Jundiaí. Além disso, estarão com os carros dos órgãos para os quais prestam serviços.

Luana Dias
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/07/acao-preventiva-pretende-eliminar-criadouros-da-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original