Combate à dengue conta com ação preventiva na região Leste

Publicada em 10/08/2015 às 12:26

Mesmo não sendo uma época de risco da dengue, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realizou uma intensificação no combate dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no Jardim Pacaembu. A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (10).

Em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria Estadual de Saúde, a ação continua por duas semanas, de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 12h. Nos cinco primeiros dias, serão visitados também os bairros Colônia, Tamoio e Vila Nambi. A previsão é de 1.800 imóveis por dia.

LEIA TAMBÉM
Ação contra a dengue vistoria mais de mil imóveis
Agapeama e Vila Cristo recebem ação contra dengue

Agentes de campo combatem criadouros da dengue

Agentes de campo combatem criadouros da dengue

A biomédica do Zoonoses, Ana Lucia de Castro Silva, explica que a região foi escolhida onde houve a maior manifestação de casos de dengue neste ano. “Existe a necessidade de eliminação de criadouros.

A verificação atual, após o período de transmissão, acontece para avaliar se a população está tomando medidas preventivas para evitar novos casos”.

Divididos por equipes, os agentes passarão em todas as casas dos bairros estipulados. O vendedor Hendrik Maranho Agostinho abriu as portas para a equipe vistoriar se havia algum foco. “Acho a ação importante. Se a população não se conscientizar e não existir esse trabalho de fiscalização, os números só aumentarão”, afirma.

Os ovos do mosquito podem durar até um ano sem a presença de água. Esse é um trabalho preventivo e de orientação para que sejam eliminados antes do período das chuvas.

Na Colônia, por exemplo, foram 123 casos da doença neste ano, de janeiro até julho. No mesmo período, foram 76 no Pacaembu; 23 no Jardim Tamoio; e outros 70 na Vila Nambi, região que inclui Vila Ruy Barbosa e Cidade Nova.

Ana Lúcia: "ovos devem ser eliminados antes do período das chuvas"

Ana Lúcia: “ovos devem ser eliminados antes do período das chuvas”

Ainda de acordo com Ana Lúcia, é importante que as pessoas permitam que os agentes verifiquem as casas.

“Sabemos que muitas pessoas têm cuidado e se preocupam com o tema, mas técnicos são treinados para isso e possuem um outro olhar.”

Os agentes estão uniformizados e com crachá da Sucen e da Prefeitura de Jundiaí. Além disso, estarão com os carros dos órgãos para os quais prestam serviços.

Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/10/combate-a-dengue-conta-com-acao-na-regiao-leste/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original