Defesa Civil participa de curso de primeiros socorros

Publicada em 10/08/2015 às 17:10

A Defesa Civil de Jundiaí participa, nesta quarta (12) e quinta-feira (13), do curso técnico básico de como adotar primeiros socorros em ações consideradas de emergência.

A atividade vai contar com a presença de representantes da Cruz Vermelha e está marcada nos dois dias das 9h às 16h, na sede do 12° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), na Vila Militar. Militares também devem participar do curso.

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil pede cuidados com a baixa umidade do ar
Defesa Civil dá apoio à GM em curso na Fazenda Ermida
GM e Defesa Civil ensinam técnicas de combate a incêndio em fazendas

Agentes da Defesa Civil participam de atividade com técnicos da Cruz Vermelha

Agentes da Defesa Civil participam de atividade com técnicos da Cruz Vermelha

Para o assessor municipal, Fernando Salvia Mazzei, é uma maneira de aperfeiçoar a prática dos primeiros socorros durante ações em campo. “Em muitos casos, nossas equipes são as primeiras a chegar e, em várias situações, é importante conhecer a técnica de como proceder”, destaca.

A Cruz Vermelha define o curso como a implementação da cultura de prevenção e pronta resposta em ações emergenciais, como acidentes, enchentes, incêndios, entre outras.

A programação prevê dinâmicas de abordagem à vítima em casos de ferimentos, hemorragias, queimaduras, engasgos, pequenos traumas, envenenamento e acidentes com animais.

Um dos aspectos mais importantes do curso é o procedimento de reanimação cardiopulmonar, a chamada massagem cardíaca, que, feita de maneira correta, pode salvar a vida da pessoa. Os participantes devem ganhar um certificado.

De acordo com a Cruz Vermelha, o curso, além de credenciar a atuação em caso de emergência, permite aos agentes ministrar palestras sobre primeiros socorros básicos e auxiliar instrutores em oficinas de capacitação.

Ivan Lopes
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/10/defesa-civil-participa-de-curso-de-primeiros-socorros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original