Professores participam de formação sobre cultura africana
Publicada em 12/08/2015 às 17:14Um grupo de 85 professores da Secretaria de Educação iniciou, nesta quarta-feira (12), uma formação sobre a história e a cultura africanas. A atividade é uma parceira da pasta, mediada pelos Núcleos de Educação Sociocomunitária e de Arte, Educação e Cultura, com o Sesc Jundiaí.
Ministrada por Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Universidade de Campinas (Unicamp), a formação inédita aborda, por meio de oficinas e experimentações com instrumentos, danças, cantos e linguagem, a contribuição dos africanos e afrobrasileiros na construção de vários saberes.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí se mobiliza para o ‘Município Verde e Azul’
Governo investe R$ 17 milhões em obras nas escolas
Alunos da Emeb do Tulipas se mobilizam contra a pichação
“Trato de assuntos que, muitas vezes, as pessoas não ouviram falar. Do continente africano, por exemplo, já saíram três papas. Eu não acredito em preconceito, acredito em falta de informação e é por isso que realizamos esse trabalho junto aos professores”, explicou Natanael.
Ao todo, serão realizados três encontros com duração de três horas. O encerramento, dia 2 de setembro, contará com a participação da Associação Liberdade Canto e Dança, de Campinas, e será aberto ao público.“É mais uma ação que essa gestão desenvolve para a efetiva implementação na rede municipal de ensino da Lei 10.639/2003, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Hoje os trabalhos já são bastante desenvolvidos no sistema, mas é sempre importante investir em formações. Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Sesc”, ressalta a gestora do Núcleo de Educação Sociocomunitária, Marineide Vilas Boas.
Além de professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil 1 e 2, participaram educadores do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e da Diretoria de Educação Inclusiva.
Roberta de Sá
Fotos: Alessandro Rosman
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original